Proteção Social em Destaque: Resultados Apontam Sucesso do Trabalho na Capital
Que o último mês do ano, tradicionalmente, é marcado pelas festas do Natal e da virada já é de conhecimento popular. Agora, o mês de dezembro passou a ser, também, um marco de comemoração e avaliação entre a equipe da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social (Semas). É que o grupo apresentou seus resultados num encontro realizado na última semana.
Para a subsecretária de Proteção Social Especial, Carla Scardua, ver concretizado o trabalho planejado, diante de todos os desafios, aos quais a equipe se depara e enfrenta todos os dias, é muito gratificante.
Diante da equipe, a subsecretária ressaltou que estavam inseridos dentro de uma política pública muito desafiadora “e, todos conseguiram se superar, aguentaram bravamente, conseguiram extrair o que há de melhor, de mais bonito e potente de cada um para ofertar um atendimento de excelência para o munícipe que dos nossos serviços necessitou”.
Os serviços de Proteção Social Especial destinam-se a famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. São serviços que requerem o acompanhamento familiar e individual e identificação de novos riscos, ou o seu agravamento, e adoção de diferentes estratégias protetivas, considerando o nível de complexidade das situações.
Cabe aos trabalhadores da Proteção Social Especial ainda orientar e encaminhar os cidadãos aos serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, também dar informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estímulo à mobilização comunitária.
Os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade têm estreita interface com o Sistema de Garantia de Direitos exigindo, muitas vezes, uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, o Ministério Público e os outros órgãos e ações dos governos federal, estadual e de outros municípios.
A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans, falou que os resultados, que deixaram a equipe positivamente impactada, são fruto da postura adotada por todos os trabalhadores ao longo de 2023. “Não focamos nas dificuldades. Fizemos o exercício de olhar para as potencialidades de cada trabalhador, de cada usuário”, revelou ela.
Fabíola Calazans ressaltou que estar no patamar que estão hoje necessita de perseverança. “Nosso público é desafiador. Temos consciência de que nossa equipe se doou muito, trataram cada caso com muito zelo”, comentou ela.
Para demonstrar na prática o desafio, a responsabilidade e a satisfação de persistir para transformar positivamente a vida de uma pessoa que chega aos serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade, eis que surge Ana Claudia Evangelista.
Vestida de paetês, bordados e muito brilho, Ana Claudia subiu ao palco do encontro para sua performance em homenagem à cantora Clara Nunes e mostrar a transformação ocorrida em sua vida após passar ser acolhida na Hospedagem Noturna e usufruir do trabalho desenvolvido no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).
Sobre essa transformação, ela mesmo gosta de contar. “Consegui superar a condição de pessoa em situação de rua graças ao apoio do Centro Pop, do meu esforço de agarrar todas as oportunidades ofertadas pelo Centro Pop”, falou ela.
Depois de três anos e meio, como usuária do Centro Pop, Ana Claudia lista suas conquistas: uma vaga no curso de Turismo no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); está sem usar de substância entorpecentes; se tornou artesã e vende seus trabalhos em feiras e no Parque Moscoso; continua participando de oficinas; está domiciliada; e vive da própria renda.
“No Centro Pop são oferecidas possibilidades de novos caminhos. Cada apresentação é uma forma de homenagear e agradecer a todos que contribuíram nesse meu processo. Tenho muita gratidão por todos”, reafirmou Ana Claudia.
O caso Ana Cláudia é uma referência e motivação para todas as equipes que atuam na Proteção Especial de Média Complexidade. Para a coordenadora do Serviço de Abordagem Social (Seas) Luciana Gatti “revelar os nossos resultados é pensar na superação. Nem todos chegam ao nível da Ana Cláudia, mas não podemos deixar de acreditar na possibilidade. Qualquer avanço já faz diferença na vida daquela pessoa, que é única”, disse Luciana.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, voltou a enfatizar o lema adotado pelos trabalhadores Suas e Sisan (Sistema Único de Segurança Alimentar e Nutricional): “A gente persiste, insiste e não desiste de nenhum dos nossos usuários”.
O encontro reuniu trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que atuam nos diferentes serviços ofertados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro Pop de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.