Multivacinação para crianças e adolescentes vai até 16 de setembro em Aracruz
Ação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação e tem como objetivo atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão participando da campanha de Multivacinação. O objetivo é atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), evitando a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, como a poliomielite, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos.
Os pais, as mães ou responsáveis devem levar os filhos aos postos de saúde, munidos da caderneta de vacinação para que, caso alguma vacina esteja atrasada, o registro da criança ou adolescente seja atualizado de imediato.
“A importância dessa campanha é oportunizar o acesso às vacinas disponíveis no calendário vacinal do Ministério da Saúde; melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade; contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e mantê-las eliminadas ou erradicadas”, explicou a secretária de Saúde do município, Rosiane Scarpatt.
A campanha também tem a meta de resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação. Para isso, as equipes de vacina da Secretaria Municipal de Saúde irão até as escolas do município para realizar a atualização da caderneta.
No Espírito Santo, no ano passado, a cobertura vacinal contra a poliomielite ficou em 79%. Para a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, a cobertura ficou em 63,7%, enquanto a cobertura da hepatite B em crianças de até 30 dias ficou em apenas 50,6%.
A importância da vacinação
A vacinação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de todas as crianças e adolescentes. O ciclo de imunização começa ao nascer, quando o bebê recebe a vacina BCG, que protege contra a tuberculose.
Ao longo da infância outras vacinas entram nesse ciclo de imunização, como as que protegem contra a meningite, febre amarela, sarampo, rubéola e poliomielite que doenças consideradas eliminadas no Brasil, mas que correm o risco de voltarem por causa do baixo índice de vacinação.
O ciclo vacinal
Logo nos primeiros dias de vida as crianças devem receber as vacinas BCG e contra a Hepatite B. A partir de então, enquanto crescem, os pequenos continuam com uma rotina de vacinas por meio de gotinhas ou agulhas.
Confira quais vacinas e quando elas devem ser aplicadas:
- Nascimento: vacina BCG e hepatite B;
- 2 meses de idade: vacina pentavalente, vacina inativada Poliomielite, vacina Pneumocócica 10 e a vacina rotavírus;
- 3 meses de idade: vacinas meningocócica c;
- 4 meses de idade: repete o ciclo de dois meses;
- 5 meses de idade: vacina meningocócica c;
- 6 meses de idade: vacina pentavalente e VIP;
- 9 meses de idade: vacina para febre amarela;
- 1 ano de idade: tríplice viral, vacina pneumocócica 10 e vacina meningocócica c;
- 15 meses de idade: vacina oral poliomielite, hepatite A, DTP e SCRV tetra viral;
- 4 anos de idade: tríplice bacteriana, vacina oral poliomielite, vacina varicela e vacina febre amarela;
- 9 a 14 anos para meninos e meninas: HPV quadrivalente;
- 11 aos 12 anos de idade: vacina Meningocócica ACWY.
- Covid
- Influenza
Onde vacinar
As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Aracruz, que estão em todos os distritos do município. Veja:
– Unidade de Saúde Barra do Riacho
– Unidade de Saúde Barra do Sahy e Mar Azul
– Unidade de Saúde Bela Vista
– Unidade de Saúde Caic
– Unidade de Saúde Coqueiral
– Unidade de Saúde Guaraná
– Unidade de Saúde Guaxindiba
– Unidade de Saúde Indígena Boa Esperança
– Unidade de Saúde Indígena Caieras Velha
– Unidade de Saúde Indígena Irajá
– Unidade de Saúde Jacupemba
– Unidade de Saúde Jequitibá
– Unidade de Saúde Mambrini
– Unidade de Saúde Morobá
– Unidade de Saúde novo Irajá
– Unidade de Saúde Santa Cruz
– Unidade de Saúde Vila do Riacho
– Unidade de Saúde Vila Rica
– Unidade de Saúde de Santa Rosa
Fonte: Prefeitura de Aracruz
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.