Projeto “Detetives do Erenita” incentiva inclusão e se destaca na rede municipal

Projeto “Detetives do Erenita” incentiva inclusão e se destaca na rede municipal

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Erenita Rodrigues Trancoso, em Itacibá, realizou uma proposta pedagógica lúdica e inovadora: o projeto “Detetives do Erenita – Uma Investigação Especial”, criado em alusão ao Setembro Verde, campanha dedicada à conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência. O projeto, inclusive, foi o o primeiro colocado na Educação Infantil, no Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas de Cariacica 2025.

O projeto transformou a rotina escolar em um grande “caso investigativo”. As crianças foram convidadas a assumir o papel de detetives e participaram de ações que estimularam imaginação, autonomia e sensibilização. Entre as atividades desenvolvidas estiveram confecção de lupas, apresentações de teatro e dramatização, circuito sensorial, resolução de desafios e uma caça ao tesouro pedagógica. Ao final, os alunos descobriram a frase secreta formada pelas pistas: “INCLUIR É… RESPEITAR!”, síntese do aprendizado construído ao longo do mês.

O projeto também envolveu as famílias das crianças público-alvo da Educação Especial, que participaram de uma roda de conversa e de um momento acolhedor de integração. A diretora do CMEI, Kátia Trebes, destacou o impacto positivo das atividades.

“O projeto Detetives do Erenita foi fantástico. As professoras conseguiram mobilizar toda a escola e foi lindo ver o envolvimento das crianças. A cada atividade, elas exploravam o mundo imaginário em uma investigação divertida, que contribuiu para a aprendizagem e criou lindas memórias”, afirmou.

Para a secretária municipal de Educação, Luzian Belisário, iniciativas como essa intensificam o compromisso da rede com a inclusão desde a primeira infância. “Quando a escola cria espaços de vivência e afeto, as crianças aprendem a respeitar diferenças de forma natural. O trabalho do CMEI Erenita mostra que a inclusão acontece no dia a dia”, destacou.

Fonte : Prefeitura de Cariacica