Tradição em Grande Estilo: Artesão do Espírito Santo Busca Recorde com maior panela de barro do mundo
Capixaba já havia conquistado o título em 2019. Agora, produziu uma panela de 1,50m de diâmetro e feita com 200 kg de barro.
Parte tradicional da culinária do Espírito Santo, a panela de barro é usada para fazer a famosa moqueca capixaba. É como um ingrediente a mais para confecção do prato típico. Mas um artesão capixaba pretende quebrar o próprio recorde ao fazer a maior panela de barro funcional do mundo. O novo utensílio terá 1,50m de diâmetro e feita com 200 kg de barro.
O Espírito Santo, conhecido como terra da moqueca, já havia conquistado, em 2019, o recorde de maior panela de barro do mundo, reconhecido inclusive pelo Guinness World Records, o Livro dos Recordes. Na ocasião, o artesão Flávio Fernandes construiu uma panela com 1,42m de diâmetro.
Neste ano, no entanto, a meta é mais ousada. A panela ficou ainda maior, medindo 1,50m de diâmetro, feita com 200 kg de barro e capacidade de cozinhar 200 kg de peixe de uma só vez. A confecção da panela durou 15 dias e todo o trabalho bruto foi realizado pelos homens da associação. A estética ficou por conta das mulheres, como contou Meire Lucidato, artesã e esposa de Flávio.
“É uma técnica que só as mulheres têm para fazer esse acabamento. Os homens ficam no trabalho bruto. Temos que fazer uma finalização bem perfeita para dar o charme da panela de barro capixaba”, disse Meire.
Flávio Fernandes tenta bater o próprio recorde com a maior panela de barro do mundo.
Inauguração da panela
A nova panela será inaugurada no dia 16 de dezembro durante o evento “A Maior Panela de Barro do Mundo – Edição Vitória”, com a presença do Guinness World Records. O evento será restrito a convidados por conta da quebra do recorde. Um fiscal do Guinness vai estar no local para homologar a quebra do recorde.
Após o evento, a panela irá passar pelos 78 municípios do estado para apresentar o processo de confecção do patrimônio.
Para inaugurar a nova maior panela de barro do mundo, o chef Roberto Malacarne, da cidade de Conceição da Barra, Norte do estado, vai preparar nela uma moqueca capixaba, no evento marcado para acontecer no Clube Álvares Cabral, em Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.