Frente fria derruba temperaturas no Espírito Santo e provoca alerta de ressaca no litoral

Os capixabas iniciaram a quinta-feira (12) enfrentando temperaturas mais baixas, consequência da chegada de uma massa de ar polar que atua sobre a região Sudeste do país.
Apesar do frio intenso — especialmente para os padrões do Espírito Santo — Vitória não registrou recorde de temperatura mínima nesta madrugada. Os termômetros na capital marcaram 18 ºC, com sensação térmica próxima de 17 ºC.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura do ano em Vitória foi registrada em 20 de maio, quando os termômetros marcaram 17,9 ºC. Ainda há possibilidade de que o recorde seja superado até sexta-feira (13).
Alerta de frio e queda nas temperaturas até domingo
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a ocorrência de temperaturas mais baixas, principalmente nas regiões Sul, Serrana e do Caparaó. As madrugadas devem seguir frias até o próximo domingo (15), com mínimas podendo chegar a 8 ºC e máximas de até 16 ºC em alguns municípios.
Cidades como Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iúna, Divino de São Lourenço, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Afonso Cláudio estão entre as que podem registrar as menores temperaturas do período.
Marinha emite alerta para agitação no mar
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de ressaca, com previsão de ondas de até 2,5 metros de altura no litoral capixaba. A condição é causada pela passagem da frente fria sobre o Sudeste e deve persistir até a noite de sexta-feira (13).
O aviso é válido para a faixa litorânea entre Campos dos Goytacazes (RJ) e Caravelas (BA). A recomendação é de que pescadores e navegantes redobrem a atenção antes de sair ao mar.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.