Explorando Talentos: Seminário de Altas Habilidades na Educação neste Sábado (02)

Explorando Talentos: Seminário de Altas Habilidades na Educação neste Sábado (02)

Grandes talentos da rede municipal de ensino de Vitória estarão reunidos na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seme), no próximo sábado (02),  para o Seminário Anual de Altas Habilidades ou Superdotação – Mostra de Projetos de Enriquecimento e um Encontro com Famílias de Estudantes. O evento será realizado em parceria com as unidades de ensino da rede municipal que são referência na área de altas habilidades e superdotação.

A programação terá início às 8h30, com o acolhimento à comunidade por meio de um café informal e a exposição dos produtos finais que os estudantes construíram durante o ano letivo. Às 9 horas, os convidados serão oficialmente recebidos no auditório da Seme, e haverá uma apresentação musical dos estudantes às 9h20, com a participação do professor João Almeida, que atua dando aulas de música na rede de ensino de Vitória há 11 anos.

Um dos pontos altos do seminário será a explanação sobre o Programa de Enriquecimento Curricular da Rede de Vitória, marcado para as 10 horas. O objetivo do programa é ampliar experiências e conhecimentos no currículo, incentivando a pesquisa e o pensamento científico. Além disso, visa promover práticas de enriquecimento curricular em diversos âmbitos da rede escolar, oferecendo projetos específicos, visitas pedagógicas e assessorias especializadas às unidades de ensino.

Foto Divulgação
Trabalhos produzidos por estudantes de altas habilidades ou superdotação
Trabalhos produzidos por estudantes de altas habilidades ou superdotação. (ampliar)

Na sequência, às 10h40, os estudantes farão comunicações orais dos projetos de enriquecimento desenvolvidos por eles. O evento será encerrado às 11h. O Seminário contará com a presença das famílias, professores especializados e instituições parceiras, mostrando um esforço conjunto para o desenvolvimento desses talentos. Toda a comunidade escolar é convidada a participar e a contribuir para a valorização desses estudantes, que demonstram potencial diferenciado e engajamento com suas áreas de interesse.

O programa

Em um esforço para identificar e nutrir o potencial dos estudantes, a rede municipal de ensino de Vitória implementou um programa direcionado aos estudantes que se destacam por seu notável talento, criatividade e dedicação às áreas do conhecimento. Este programa, destinado àqueles com habilidades excepcionais ou superdotação, visa ampliar os horizontes curriculares e promover a pesquisa, o pensamento científico e a produção de conhecimento no decorrer das etapas de ensino. Atualmente, 128 estudantes com altas habilidades ou superdotação são acompanhados pelo programa.

Foto Divulgação
Trabalhos produzidos por estudantes de altas habilidades ou superdotação
Trabalhos produzidos por estudantes de altas habilidades ou superdotação. (ampliar)

Os estudantes identificados recebem apoio pedagógico tanto nas escolas quanto em instituições parceiras, participando de projetos específicos e tendo acesso a atividades enriquecedoras. Essas ações incluem desde a identificação inicial dos estudantes por meio do acompanhamento em sala de aula até o desenvolvimento de projetos personalizados em suas áreas de interesse, realizados em contraturno com professores especializados.

Além disso, o programa oferece oportunidades para visitas pedagógicas e experimentos criativos em parceria com instituições públicas e privadas na cidade, e também disponibiliza assessoria especializada em todas as 103 unidades de ensino da rede municipal. A interação com as famílias é um componente fundamental, com orientações específicas e cursos de formação continuada para professores em colaboração com a Secretaria de Educação.

Eventos como saraus, mostras de projetos de enriquecimento e seminários com as famílias dos estudantes são realizados anualmente para envolver ativamente a comunidade escolar. As salas de recursos, localizadas em seis escolas de Ensino Fundamental designadas como escolas-referência, desempenham um papel central na execução desse programa, ofertando Atendimento Educacional Especializado no contraturno escolar, e também para as escolas do seu entorno, fortalecendo a proposta inclusiva. Essas escolas referência são as Emefs: Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha; Alvimar Silva, em Santo Antônio; Maria José Costa Moraes, em São José; Maria Madalena Oliveira Domingues, em Jardim Camburi; Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria; Professor Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´Arc.