Deputados aprovam Projeto de Lei para desburocratizar transferências de recursos do Funpaes

Deputados aprovam Projeto de Lei para desburocratizar transferências de recursos do Funpaes

Os deputados aprovaram, na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 161/2023. A matéria desburocratiza o repasse de recursos para municípios via Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes).

Protocolada pelo governo do Estado, a proposta recebeu duas emendas do deputado Tyago Hoffmann (PSB), responsável pelo parecer na reunião conjunta das comissões de Justiça, Educação e Finanças.

Uma delas altera a composição do comitê deliberativo do Funpaes, previsto no artigo 6º, parágrafo 1º, do PL. Além do secretário da pasta e do subsecretário de Suporte à Educação, o conselho passa a contar com o subsecretário de Articulação Educacional e com o gerente do Regime de Colaboração com os Municípios – sai o coordenador do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A outra emenda deixa a cargo da gerência do Regime de Colaboração com os Municípios “a operacionalização dos processos de análise e do repasse dos recursos para a execução dos planos de aplicação aprovados”. Na redação original, essa responsabilidade ficava sob a alçada da Unidade de Fomento à Colaboração pela Aprendizagem. Essa mudança refere-se ao artigo 6º, parágrafo 2º.

Veja mais sobre o PL 161/2023.

Permaneceu em prazo regimental o PL 515/2022, da deputada Iriny Lopes (PT), que garante à mulher o direito de ter acompanhante durante consultas ou exames médicos.

Ordem do Dia

1. Projeto de Lei 515/2022, da deputada Iriny Lopes, sobre o direito de toda mulher a ter acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no Espírito Santo. Prazo regimental;
2. Projeto de Lei 161/2023, do Executivo, com a reestruturação da Lei 10.787/2017, que institui o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes). Aprovado;
3. Projeto de Lei 512/2022, da deputada Janete de Sá, instituindo a Semana da Festa do 1KM em Ponto Belo, a ser celebrada, anualmente, em março ou abril, além de incluir o evento no Calendário Oficial do Espírito Santo. Aprovado.

Fonte:Ales