Campanha de Multivacinação começa nesta segunda-feira (6) no Espírito Santo
A Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos terá início nesta segunda-feira (6) em todo o Espírito Santo. A estratégia, realizada de forma seletiva, tem como objetivo alcançar aqueles que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Nacional ou que possuem esquemas incompletos.
No Estado, cerca de 750 mil crianças e adolescentes deverão ter a situação vacinal avaliada. As doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde já foram distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa), às regionais e aos municípios da região Metropolitana. A campanha segue até 31 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 18 de outubro.
Segundo a referência técnica do PEI, Danielle Grillo, a ação é fundamental para garantir maior proteção ao público infantil e adolescente.
“A estratégia acontece de forma seletiva, pois a população-alvo são crianças e adolescentes que não têm registro de doses aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O Espírito Santo voltou a apresentar uma adesão importante das famílias, com aumento crescente das coberturas vacinais, mas ainda precisamos alcançar excelência em alguns imunizantes”, destacou.
Vacinas ofertadas
Serão disponibilizadas mais de 20 tipos de imunizantes, como BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica, Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, Hepatite A, Varicela, dTpa e HPV quadrivalente.
As doses já estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo o Estado.
Público adicional
Além do público principal, a estratégia também contempla:
-
Vacinação contra o Sarampo, para pessoas até 59 anos e profissionais de saúde não imunizados.
-
Vacinação contra o HPV, voltada para adolescentes de 15 a 19 anos, que seguirá até dezembro deste ano.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.




