Palestra sobre combate à corrupção alcança mais de 200 estudantes de Vitória

Palestra sobre combate à corrupção alcança mais de 200 estudantes de Vitória

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes da rede municipal de ensino acerca do combate à corrupção nas esferas públicas, a Prefeitura de Vitória (PMV) promoveu, na manhã desta terça-feira (27), uma palestra com o tema “Educação: uma nova forma de combate à corrupção”, ministrada pelo presidente da Comissão de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil seccional capixaba (OABES), Fabiano Cabral.

O local escolhido para a palestra foi o auditório Auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Municipal, reunindo mais de 200 estudantes do 8º e 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, que fica em Inhanguetá; Eunice Pereira Silveira, localizada em Tabuazeiro; e das Emef Suzete Cuendet, de Maruípe, e Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria.

O palestrante trouxe diversos ensinamentos para os educandos, e também fez questão de interagir com as turmas, oportunizando troca de experiências entre os presentes.

“É importante que, primeiramente, todos saibam definir o que é corrupção, que nada mais é do que quando um agente público se beneficia de um valor para si e para outrem. Também é fundamental que vocês saibam quais são os órgãos que a medem, e como medem. Além disso, é importante frisar que infelizmente o Brasil está entre os cem primeiros colocados no ranking de percepção da corrupção no mundo”, declarou em sua apresentação.

O advogado acredita que a solução possível para neutralizar a corrupção está na educação da nova geração, ressaltando para as turmas que eles podem ser os grandes responsáveis por fazer a diferença.

“A educação é uma forma de combater a corrupção. Não adianta mais ter uma pena muito pesada, para mudar esse panorama, precisamos começar pela corrupção moral, nas pequenas corrupções do cotidiano. Por isso, levem esse aprendizado para casa, sejam multiplicadores da importância desse tema, debatam e levem à frente porque assim vocês vão estar semeando boas práticas e exemplos, ser do bem faz bem”, enfatizou.

Quem também marcou presença no evento foi o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner. Os gestores agradeceram a disponibilidade do palestrante e ressaltaram a importância de se trazer o tema à tona, destacando a transparência e efetividade da gestão na capital capixaba, além de reforçarem a perspectiva de que a nova geração tem potencial para fazer diferente.

“Este é um tema de extrema importância para todos os cidadãos do nosso país, o que vocês puderam ver e aprender aqui tem repercussão e relação direta com as nossas vidas e com a nossa realidade social. Se estancarmos o ralo da corrupção, certamente a qualidade de vida de todos nós vai melhorar significativamente, proporcionando toda uma estrutura sólida, com serviços cada vez melhores e mais fortes. Por isso, temos um compromisso na nossa gestão com a transparência e idoneidade, para dar esse exemplo a essa nova geração. Levem esse conhecimento para seus pais, irmão, avôs e avós, amigos, porque vocês têm o potencial de tornar a sociedade ainda melhor para todos”, destacou o prefeito.

 

“Vejam essa palestra como uma oportunidade de entender o que cada um pode fazer para sermos um país melhor, reflitam sobre quais são as formas de corrupção no dia a dia que às vezes passam despercebidas. A diferença começa nos pequenos atos, nas pequenas decisões. Temos todos os dias a chance de fazer com que a nossa vida em comunidade e sociedade seja melhor. Enquanto gestora, acredito que o investimento que fazemos na educação faz com que a gente consiga tornar as escolas cada vez mais bem cuidadas, professores mais valorizados, para que de fato tenhamos uma educação em que a gente acredita. Agradeço ao Dr. Fabiano por vir conversar com essa geração, vocês podem fazer a diferença”, disse a secretária.

Educação e combate à corrupção

Os estudantes relataram que a palestra abordou um tema de grande importância para sua formação pessoal e estudantil, e aproveitam para extrair ao máximo os conhecimentos e ensinamentos oferecidos pelo palestrante.

“Nós achamos interessante e gostamos da palestra porque nos alerta sobre corrupção e coisas simples que podemos fazer no dia para melhorar. Este é realmente um tema importante e que merece nossa atenção e cuidado”, disseram as estudantes Mariely Almeida e Gabriela Silva Ramos, da Emef TI Eunice Pereira Silveira.

 

“Achei bem legal, é um tema importante e que nos chamou atenção sobre como podemos ser melhores, a palestra foi muito boa e o vídeo foi bem explicativo para entender melhor ainda sobre essa questão”, disse o estudante Pedro Lucas, da Emef Suzete Cuendet.

Fonte: PMV