Realização e orgulho: Cerimônia de conclusão do Curso Técnico de Saúde é marcada por entusiasmo.
A manhã desta segunda-feira (31) foi regada a muito entusiasmo e orgulho, para os153 agentes de saúde da capital, que concluíram o curso Técnico do Programa Saúde com Agente. Os 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 52 Agentes de Combate às Endemias (ACE) que participaram da cerimônia de conclusão, no auditório da Prefeitura de Vitória, celebraram com entusiasmo a formação técnica promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou a importância dos Agentes no trabalho realizado pela saúde municipal. “A população reconhece o trabalho que vocês fazem na ponta, com energia e disposição. Por isso é tão importante nos qualificarmos e nos prepararmos para atender bem toda a sociedade, especialmente os que mais precisam”, afirmou.
Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, a qualificação profissional é uma forma de valorização do profissional e da população por ele assistida. “A área do conhecimento faz parte do aprimoramento dos nossos processos de trabalho. Ao qualificar nossos profissionais buscamos atender nossa população com mais eficiência, eficácia e qualidade, visando promover cada vez mais a qualidade de vida para nossos munícipes”, declarou.
A subsecretária de Saúde, Fabrícia Forza, elogiou o empenho de todos para a conclusão da formação técnica. “Hoje é um dia muito feliz de mais uma entrega da Secretaria Municipal de Saúde para aprimorar ainda mais o trabalho de vocês, com o olhar cada vez mais humanizado. Obrigada por todo o empenho de vocês”.
Cuidado musical
Durante a solenidade, o ACE Junnior Fernades cantou com outros Agentes da Unidade de Saúde de Jardim da Penha a música “Para bem se cuidar”, composta por ele e seus colegas do curso, em que reforçam a importância de hábitos importantes para a saúde e segurança nas unidades de saúde, desde a higienização das mãos até o descarte e identificação de equipamentos, materiais e medicamentos. “Além de ser tema importante, aproveitamos para homenagear todos os profissionais que se foram enquanto combatiam o coronavírus e agradecer a Deus pelos que enfrentaram a pandemia e continuaram conosco”, explicou Junnior.
Entre os agentes que concluíram o curso técnico estava a ACS Adriana Santos Passos, da Unidade de Saúde do Bonfim. Ela agradeceu o apoio dos colegas especialmente em relação ao uso de tecnologias na rotina do trabalho. “Apesar de já sabermos muitas coisas e já trabalharmos em equipe, o curso nos uniu ainda mais enquanto equipe. Estou muito feliz por essa formação técnica e pelo reconhecimento ao nosso trabalho, que é levar as famílias brasileiras às unidades de saúde”, disse.
A ACE da unidade de saúde de Santa Luíza, Shirlene da Costa Loreiro fez questão de ir ao evento acompanhada da sua filha Natália, de 9 anos.”Ganhamos mais conhecimento com o curso, aprendemos a fazer mais pelo nosso munícipe, repassando não apenas orientações sobre combate à dengue, por exemplo, mas também orientações sobre os demais serviços de saúde que a unidade oferece para ele e sua família”, explicou.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.