Realização e orgulho: Cerimônia de conclusão do Curso Técnico de Saúde é marcada por entusiasmo.

Realização e orgulho: Cerimônia de conclusão do Curso Técnico de Saúde é marcada por entusiasmo.

A manhã desta segunda-feira (31) foi  regada a muito entusiasmo e orgulho, para os153 agentes de saúde da capital, que concluíram o curso Técnico do Programa Saúde com Agente. Os 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 52 Agentes de Combate às Endemias (ACE) que participaram da cerimônia de conclusão, no auditório da Prefeitura de Vitória, celebraram com entusiasmo a formação técnica promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou a importância dos Agentes no trabalho realizado pela saúde municipal. “A população reconhece o trabalho que vocês fazem na ponta, com energia e disposição. Por isso é tão importante nos qualificarmos e nos prepararmos para atender bem toda a sociedade, especialmente os que mais precisam”, afirmou.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, a qualificação profissional é uma forma de valorização do profissional e da população por ele assistida. “A área do conhecimento faz parte do aprimoramento dos nossos processos de trabalho. Ao qualificar nossos profissionais buscamos atender nossa população com mais eficiência, eficácia e qualidade, visando promover cada vez mais a qualidade de vida para nossos munícipes”, declarou.

A subsecretária de Saúde, Fabrícia Forza, elogiou o empenho de todos para a conclusão da formação técnica. “Hoje é um dia muito feliz de mais uma entrega da Secretaria Municipal de Saúde para aprimorar ainda mais o trabalho de vocês, com o olhar cada vez mais humanizado. Obrigada por todo o empenho de vocês”.

Cuidado musical

Durante a solenidade, o ACE Junnior Fernades cantou com outros Agentes da Unidade de Saúde de Jardim da Penha a música “Para bem se cuidar”, composta por ele e seus colegas do curso, em que reforçam a importância de hábitos importantes para a saúde e segurança nas unidades de saúde, desde a higienização das mãos até o descarte e identificação de equipamentos, materiais e medicamentos. “Além de ser tema importante, aproveitamos para homenagear todos os profissionais que se foram enquanto combatiam o coronavírus e agradecer a Deus pelos que enfrentaram a pandemia e continuaram conosco”, explicou Junnior.

 

Entre os agentes que concluíram o curso técnico estava a ACS Adriana Santos Passos, da Unidade de Saúde do Bonfim. Ela agradeceu o apoio dos colegas especialmente em relação ao uso de tecnologias na rotina do trabalho. “Apesar de já sabermos muitas coisas e já trabalharmos em equipe, o curso nos uniu ainda mais enquanto equipe. Estou muito feliz por essa formação técnica e pelo reconhecimento ao nosso trabalho, que é levar as famílias brasileiras às unidades de saúde”, disse.

 

ACE da unidade de saúde de Santa Luíza, Shirlene da Costa Loreiro fez questão de ir ao evento acompanhada da sua filha Natália, de 9 anos.”Ganhamos mais conhecimento com o curso, aprendemos a fazer mais pelo nosso munícipe, repassando não apenas orientações sobre combate à dengue, por exemplo, mas também orientações sobre os demais serviços de saúde que a unidade oferece para ele e sua família”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Vitória