Vitória se Prepara para a Chegada do Restaurante Popular até Junho

Vitória se Prepara para a Chegada do Restaurante Popular até Junho

Lorenzo Pazolini garantiu que as obras estão a todo vapor e o Restaurante Popular deve ser entregue até o início de junho

As obras do Restaurante Popular, localizado na Rua Hermes Curry Carneiro, nº 31, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, estão na reta final e a reabertura está prevista para o início de junho. A garantia é do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), em entrevista ao programa “Fala Aí, Prefeito” na BandNews FM Espírito Santo, nesta segunda-feira (18).

Lorenzo Pazolini garantiu que as obras estão a todo vapor e o Restaurante Popular deve ser entregue até o início de junho. “Eu estive visitando as obras e estão avançadas. Nós reconstruímos o Restaurante Popular, que estava fechado. Estava com risco de explosão, com vazamento na central de gás. Tivemos que refazer toda a central de gás. A entrega está prevista para este primeiro semestre”.

Enquanto o Restaurante Popular não saía do papel, Vitória lançou o cartão Vix + Cidadania, um benefício para as pessoas comprarem itens de higiene, gás e alimentos. No entanto, segundo o prefeito, o Restaurante Popular vem para agregar as políticas sociais e garantir que todos tenham o direito de se alimentar, com respeito à população e refeição de qualidade.

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

As pessoas em situação de rua estão por toda a cidade, pelas praças, calçadas e embaixo das marquises. No entanto, o prefeito de Vitória ressalta que são feitas abordagens diárias pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e os abrigos municipais são de primeiro mundo, com médico, professor, nutricionista e equipe multidisciplinar.

“No nosso entendimento respeitoso, é necessário ocorrer uma alteração na lei federal. Esse processo ainda é muito dificultoso para as pessoas que já não têm mais consciência de decidir seu futuro. Então, você tem a parcela da população que talvez, devido ao uso de substâncias lícitas ou ilícitas, já não têm mais a condição de decidir os atos da vida civil. Eles já não têm condição, por exemplo, de escolher a internação ou não. E nós entendemos que deve haver a internação compulsória”, pontua Pazolini.

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Popular foi inaugurado em dezembro de 2005. Em 2012, foi estabelecida a sede própria, na Ilha de Santa Maria, e suas atividades foram interrompidas em dezembro de 2016. Desde então, o imóvel permanece fechado.

Sua reabertura tem como objetivo garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas a preços acessíveis e diferenciados, de acordo com o perfil socioeconômico do usuário, servindo refeições diariamente e oferecendo atividades de educação alimentar e nutricional.

A reforma abrange a reestruturação completa do prédio, incluindo salas de administração, nutrição e assistência social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiários para funcionários e banheiros.