Pazolini confirma a chegada de uma Unidade de Acolhimento Transitório Adulto em Vitória

Pazolini confirma a chegada de uma Unidade de Acolhimento Transitório Adulto em Vitória
Edital de Termo de Colaboração com OSC's para serviços na Unidade de Acolhimento Transitório Adulto.

Um espaço que tem como objetivo ofertar acolhimento e cuidados contínuos a pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e que necessitem de acompanhamento terapêutico e protetivo. Assim será na Unidade de Acolhimento Transitório Adulto (masculina e feminina). Para isso, a Prefeitura de Vitória lançou, nesta segunda-feira (18), o edital de chamamento público que visa a seleção de propostas para celebração de Termo de Colaboração com Organização da Sociedade de Civil para o Gerenciamento, Operacionalização e Execução de Serviços.

O lançamento ocorreu na sala de reuniões da PMV e contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do secretário de Governo em exercício, Regis Mattos, do procurador geral, Tarek Moussallem, das secretárias de Saúde, Magda Lamborghini, de Educação, Juliana Rohsner, de Assistência Social, Cintya Schulz, de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho em exercício, Flávia Simões, do secretário de Obras, Gustavo Perin, dos vereadores Maurício Leite, Duda Brasil, Chico Hosken, do vereador eleito Camilo Neves, lideranças comunitárias, conselheiros de saúde, representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems), Lucileia Eller, e outras autoridades.

Durante o lançamento, o prefeito Lorenzo Pazolini, destacou que, com a nova Unidade, será ofertado um atendimento integral às pessoas com uso de álcool e outras drogas. “Nós vamos abrir oportunidades inicialmente para 30 pessoas, mas chegando a 100 pessoas no ano de 2025. Oportunidade de ressignificar a vida, de trilhar um novo caminho e chegar a um destino. Mas não o destino da incerteza, o destino das noites frias, o destino da vulnerabilidade social. O que nós queremos é a integração das políticas públicas com a EJA na educação, com a assistência social forte e com a saúde sempre presente. E nós vamos abrir essas portas com o investimento maciço da prefeitura, que vai ressignificar vidas e gerar oportunidades. Essa Unidade de Acolhimento Transitório adulto, uma masculina e uma feminina, reafirma, comprova e materializa o nosso compromisso em gerar oportunidades na vida das pessoas”, disse.

A secretária Magda Lamborghini ressaltou que, em todo o Brasil, há aproximadamente 80 Unidades de Acolhimento implantadas e Vitória será pioneira no Estado. “A implantação da Unidade de Acolhimento Adulto em Vitória é um passo importante para garantir a proteção social de pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar por uso prejudicial de álcool e outras drogas. Com essa unidade, Vitória se torna pioneira no estado, oferecendo acolhimento provisório e estrutura para pessoas que precisam de apoio para efetividade do tratamento em saúde para dependência química. Essa iniciativa é especialmente importante para aqueles que desejam tratamento para o uso de álcool e drogas, oferecendo proteção de necessidades básicas e um ambiente seguro para sua recuperação enquanto realizam o tratamento no serviço especializado CAPS Álcool e Outras Drogas do município”, falou.

Cada Unidade (masculina e feminina) vai disponibilizar 15 vagas. O serviço vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, em caráter residencial provisório. “A UAA busca promover a reinserção social, familiar e a autonomia dos usuários acolhidos, visando a sua reinserção e reabilitação psicossocial. O tratamento para o uso prejudicial de álcool e outras drogas ocorre no CAPS AD enquanto as necessidades de moradia temporária e protetivas ocorre na UAA. Ambos os serviços atuam de forma integrada e articulada com outros serviços públicos e intersetoriais ampliando o cuidado necessário”, destacou Rodrigo Scarabeli, referência técnica em Saúde Mental.

A unidade será vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas e realizará o acolhimento temporário de adultos por um período de até seis meses. A porta de entrada preferencial é pelo CAPS AD. Será ofertado acompanhamento psicossocial com o objetivo do fortalecimento do protagonismo, da autonomia e dos laços familiares e comunitários aos usuários atendidos, assim como ações individuais e coletivas visando o cuidado em saúde.

“O papel de uma cidade como Vitória em ser pioneira em iniciativas sociais é admirável. Isso mostra uma visão ampla e responsável, onde as políticas públicas se entrelaçam com o terceiro setor para criar um impacto real na vida das pessoas. Cada entrega, cada projeto, pode mudar vidas e fortalecer comunidades. É emocionante pensar que, ao acolher 30 vidas, você está também contribuindo para um efeito cascata que pode beneficiar muitas outras pessoas ao redor”, disse o vereador eleito, Camilo Neves.

Entre os principais resultados com a implantação do serviço estão a redução de adultos com graves problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social; redução de recaídas graves com abandono de tratamento; favorecimento da continuidade do tratamento e estabilização da saúde mental e do vínculo com os serviços de saúde e intersetoriais; prevenção de agravos para a saúde física e mental de população vulnerável e favorecimento da reinserção familiar e social e da autonomia das pessoas em acompanhamento.

“É inspirador ver como o trabalho em conjunto entre as secretarias e a Câmara Municipal pode gerar resultados positivos e significativos para a comunidade. A integração de esforços é fundamental para abordar questões complexas, como o resgate e apoio às famílias que precisam, especialmente em momentos de vulnerabilidade”, falou o vereador Maurício Leite.

“É essencial que as ações sejam pensadas de forma responsável e sustentada, levando em consideração os anseios da população. Estou muito feliz em ver mais uma política pública de qualidade para a sociedade”, frisou o vereador Duda Brasil.

Edital

Os interessados deverão apresentar a proposta até às 23h59 do dia 20/12/2024, nos termos estabelecidos no Edital de Chamamento Público nº 003/2024, e apresentar, por meio do Protocolo Virtual toda a documentação nele exigida, devidamente atualizada e válida.

O Edital Nº 003/2024, com as condições para participação e o rol de documentação a ser apresentada, estará disponível no Portal de Documentação Oficial da Prefeitura de Vitória.