Vitória, cidade acolhedora, da empatia, do cuidado, que cuida de todos e atendeu quase 10.000 mil moradores da Serra em seus PA’s

Vitória, cidade acolhedora, da empatia, do cuidado, que cuida de todos e atendeu quase 10.000 mil moradores da Serra em seus PA’s

O município de Vitória é referência nacional em saúde, tendo conquistado pela segunda vez consecutiva, o título de melhor saúde pública do Brasil, demonstrando excelência nos serviços oferecidos à população e destacando-se como referência em qualidade de vida no Brasil.

Para ampliar o acesso aos serviços de saúde, Vitória estendeu o horário de atendimento de seis Unidades de Saúde, que funcionam aos sábados, domingos e feriados, até as 19h.

Além destas Unidades de Referência, os moradores podem buscar atendimento nos dois prontos atendimentos da Capital, que acolhe também moradores de outros municípios da Grande Vitória.

Do município da Serra foram atendidos 9.496 pacientes nos serviços de urgência e emergência.

Vitória também foi o município da Grande Vitória que mais destinou recursos para a saúde pública em 2023.

De acordo com o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – (SIOPS), o investimento da Prefeitura de Vitória foi de R$ 1.409,15, per capita (por pessoa), enquanto a Serra foi de R$ 856, 86 (por pessoa).

Para expandir o acesso aos serviços de saúde preventiva e de atenção básica, garantindo que mais moradores tenham acesso a cuidados médicos próximos de suas residências, estão em andamento as obras de construção das Unidades de Saúde de Santo Antônio e Grande Vitória além da duplicação da Unidade de Saúde de Jardim Camburi.

Em breve, terão início as obras de três novas UBS nos bairros República, Consolação e Forte São João e da primeira UPA Forte São João.

Para dar celeridade nos atendimentos aos munícipes, a Prefeitura de Vitória vem ampliando a oferta de consultas e exames especializados na capital e, dessa forma, diminuindo o tempo de espera e danado mais qualidade de vida aos cidadãos.

Nos últimos quatro anos foram ofertados 1,5 milhão de consultas e exames especializados, incluindo a oferta inédita de exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e densitometria óssea, entre outros. Todos esse investimento tem sido revertido em prol da saúde da população de Vitória, que viu suas principais filas para consultas e exames especializados reduzirem, em média, 70%.