Vitória celebra avanços na Saúde em ano de 474 anos da capital

Vitória celebra avanços na Saúde em ano de 474 anos da capital
Exame Oftalmológico Infantil

No ano em que completa 474 anos, Vitória comemora também conquistas importantes na área da Saúde, considerada prioridade da atual gestão. Com investimentos em inovação, tecnologia e valorização dos profissionais, o município ampliou o acesso aos serviços e alcançou reconhecimento nacional: pelo segundo ano consecutivo, conquistou o 1º lugar em Saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios, entre 404 cidades avaliadas em 2024.

Ampliação de atendimento

As Unidades de Saúde dos bairros Conquista, Jardim Camburi, Maria Ortiz, Maruípe, Praia do Suá e Santo Antônio agora funcionam também aos fins de semana e feriados. Além disso, as UBS de Jardim Camburi e Maruípe estenderam o atendimento até 22h.

Novas obras também estão em andamento, como a construção das Unidades de Saúde de Santo Antônio, Bairro República e Grande Vitória, a duplicação da UBS de Jardim Camburi, o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso e a primeira UPA de Vitória. Em breve, terão início ainda as obras da nova sede do Caps Infantil e das UBS Consolação e Forte São João.

Consultas e exames especializados

Desde 2021, foram realizados 1,5 milhão de consultas e exames especializados, incluindo procedimentos de alta complexidade. O esforço reduziu filas e zerou a espera para serviços como mamografia, fisioterapia e tomografia. Para os próximos quatro anos, a meta é ofertar 3 milhões de procedimentos.

Na rede municipal, o Programa Olhar Vitória zerou a fila de oftalmologia dos estudantes. Mais de 60 mil exames de acuidade visual já foram feitos, e quase 3 mil alunos receberam óculos gratuitamente.

Outro destaque é o Saúde Tá On, sistema de agendamento personalizado que já ultrapassou 200 mil marcações de consultas e exames. Vitória também inovou ao criar o Ambulatório da Dor Crônica, referência para pacientes com fibromialgia e artrose.

Inovação e tecnologia

Em quatro anos, foram investidos R$ 50 milhões em tecnologia. Tablets passaram a ser usados por agentes comunitários e de endemias, drones auxiliam no combate ao Aedes aegypti e a população pode acompanhar em tempo real o fumacê.

A capital também foi pioneira na divulgação de estoques de medicamentos pelo Painel de Medicamentos e implantou os totens de autoatendimento do FacilitaVix, presentes em todas as unidades de saúde.

Atenção integral à população

Em 2021, foi inaugurada a Casa Rosa, centro de atenção a mulheres e famílias vítimas de violência, que já realizou quase 16 mil atendimentos com equipe multiprofissional.

A gestão também criou programas inovadores, como o Sou da Ilha, voltado ao acompanhamento de gestantes, e o Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose, que beneficia crianças da rede pública com diabetes tipo 1, substituindo o doloroso exame de ponta de dedo pelo sensor “FreeStyle Libre”.

Outro avanço foi o Programa de Dispensação de Fraldas, que fornece gratuitamente o item a famílias de pacientes com agravos de saúde, com entrega em domicílio.

Compromisso com a população

Segundo a secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, os investimentos refletem o compromisso em cuidar das pessoas em todas as fases da vida.
“Ampliamos o acesso, investimos em tecnologia, valorizamos profissionais e estamos construindo equipamentos modernos, como a primeira UPA de Vitória. Nosso objetivo é garantir atendimento mais humano e eficiente, fortalecendo a rede de saúde em todas as etapas da vida”, destacou.