Turmas da EJA praticam xadrez de olho nos Jogos Escolares Municipais de Vitória

Turmas da EJA praticam xadrez de olho nos Jogos Escolares Municipais de Vitória

Estimular a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), promovendo também troca de experiências e socialização entre os pares. Essa é a proposta do projeto “Gambito para Vida”, desenvolvido com as turmas da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenilio da Silva Pascoal, que fica em Joana D’arc.

O objetivo central do projeto é mostrar as estratégias e o modo de pensar de um enxadrista em seus movimentos, levando o estudante como praticante e participante desta modalidade esportiva a pensar da mesma forma em seu cotidiano, como explica o professor e coordenador do projeto, Abilio Diniz.

“Muitos estudantes não conseguem enxergar sua vida no futuro, seja ele o amanhã, o próximo mês, ou daqui a 5 ou 10 anos. Acabam vivendo e reproduzindo seu dia a dia sem perspectiva ou sem ter um objetivo em melhorar. É justamente o xadrez que traz essa visão, de antever os movimentos de seu oponente e projetar várias alternativas de defesa ou ataque”, explicou o educador.

Assim, foram realizadas diversas oficinas em sala de aula para que os educandos pudessem aprender a praticar o esporte, sempre com uma dinâmica lúdica, em forma de “passo a passo”. Todas as turmas da EJA participam, sendo que a unidade de ensino atualmente tem 54 estudantes matriculados na modalidade.

Desse modo, as turmas foram aprendendo e se aprimorando cada vez mais e, já sabem, toda quinta-feira é dia de praticar, experimentando várias partidas com adversários diferentes, o que promove a interação e a socialização entre eles, além de muita troca de conhecimento e cooperação. Neste ano, as turmas poderão participar do Jemvi e prometem fazer bonito.

O projeto tem a participação dos professores Zacarias, Marinho, Kátia Camargos e Maria Alice, da coordenadora Débora Domingos, do pedagogo Marcelo e também o apoio da diretora da Emef, Maria Luiza Marques.

Fonte: Prefeitura de Vitória.