Turmas da Educação Infantil exploram e pesquisam sobre o território onde vivem

Turmas da Educação Infantil exploram e pesquisam sobre o território onde vivem

A partir do projeto institucional “Nosso Lugar: território de encontros e encantos”, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlande Simonetti, em bairro República, que tem como recurso pedagógico de pesquisa, os espaços de lazer, instituições socioeducativas e as pessoas que constituem aquele território, as crianças dos grupos 6B e 6C foram protagonistas de uma verdadeira expedição.

A pedagoga Katia Silene Obrelli contou que as experiências proporcionaram observações mais detalhadas do que as crianças estavam habituadas a ver no cotidiano do bairro no qual está localizada a unidade de ensino. Do passeio pela praça Therezinha Grecco, surgiram indagações/enunciações das crianças que foram a base das pesquisas realizadas.

As turmas se empenharam para descobrir, por exemplo, por que o bairro se chamava Goiabeiras? O que é uma goiabeira? O que tem dentro da goiaba? O que acontece se as sementes são plantadas? Qual a origem da palavra goiabeiras? E as muitas perguntas que foram surgindo indicaram o caminho a ser seguido e trazendo elementos importantes que fazem parte da nossa história, como as plantas e os povos originários que sustentam a nossa ancestralidade.

Em sala de aula, as professoras Vânea Silveira Andrade e Fabíola Santiago de Sant’Anna trabalharam pesquisas sobre os povos originários envolvendo culturas, alimentação, plantas e vocabulário. As crianças se envolveram de forma significativa, assim como suas famílias, que auxiliaram na construção e desenvolvimento das proposições acerca do tema.

“Temos muito a aprender com o modo de vida dos povos originários, como a preservação dos recursos naturais, aprender a cultivar os alimentos de maneira sustentável, respeitar e cuidar da natureza. O Brasil apresenta uma rica e diversificada cultura. Assim, é importante trabalharmos temas que promovam a conscientização, valorização e preservação do ambiente em que vivemos”, destacou a pedagoga.

A profissional ressaltou ainda que a importância desse tipo de atividade é proporcionar contato com as tradições do País e, consequentemente, conhecer a nossa história, auxiliando na construção de nossa identidade.

Fonte: PMV