Trabalhadores da Assistência Social passarão por treinamento sobre primeiros socorros
Em locais com crianças e pessoas idosas, muitas vezes em situações cotidianas, como na prática de brincadeiras e na hora da refeição, podem ocorrer muitos incidentes. Pensando no bem-estar dos munícipes atendidos pelos serviços da Secretaria de Assistência Social (Semas), mais de 170 profissionais dos Centros de Convivência de Vitória passarão por formação em atendimento primário à vítimas de parada cardíaca e engasgo, para agirem em situações emergenciais.
A formação, que já contemplou parte da equipe, será realizada para uma turma de 40 trabalhadores, nesta sexta-feira (7), por meio de iniciativa da Semas, junto à Gerência de Serviços de Convivência (GSC), que visa qualificar o trabalhador para a oferta de atendimento.
No treinamento, os profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são orientados como obter ajuda especializada, como desobstruir as vias aéreas e como manter manobras de reanimação até que o socorro especializado chegue ao local.
“As pessoas precisam ser bem atendidas e acolhidas nos espaços da Assistência Social e ter uma equipe capacitada e ciente de que o cidadão é muito importante é essencial. A formação que os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) estão tendo fará com que nossos ambientes fiquem ainda mais seguros para todos e possam se utilizar do que aprenderam em qualquer espaço. Cuidar é uma palavra que precisa sempre estar no radar de quem está próximo das pessoas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Silva Schulz.
Salve uma vida
Alunos de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo atuam nesta capacitação em primeiros socorros como uma atividade de extensão denominada “Salve uma vida”, com a coordenação do professor Dr. Erick Curi.
O Salve uma vida é uma ação de responsabilidade social da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que visa treinar pessoas não médicas a detectarem sintomas de parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas.
Capacitação de profissionais
O objetivo da formação, de acordo com Cristina Silva, gerente dos Serviços de Convivência, é de preparar e capacitar os profissionais para agirem de forma correta em situações de emergência dentro do ambiente de trabalho, prestando os cuidados imediatos e necessários, assegurando a assistência em caso de algum acidente.
A primeira turma participou da formação no dia 23 de junho e foi destinada aos auxiliares de serviços gerais e cozinheiras do SCFV, no Centro de Convivência para a Pessoa Idosa do bairro Jardim Camburi.
As próximas turmas participam da formação nesta sexta-feira (7) e no dia 14 de julho, na Ufes de Maruípe, e no Centro de Convivência para Criança e Adolescente do bairro Sólon Borges, respectivamente.
A turma desta sexta-feira (7) contemplará os auxiliares administrativos e coordenadores locais, enquanto, no dia 14 será a vez dos educadores sociais e técnicos de referência.
Para o próximo mês, outras turmas serão disponibilizadas para atender aos facilitadores de oficina e à equipe de gestão do SCFV. A capacitação tem duração de 4h e há certificado.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui