Sustentabilidade em Ação: Governo do ES Investirá em 50 Ônibus Elétricos para o Transcol

Sustentabilidade em Ação: Governo do ES Investirá em 50 Ônibus Elétricos para o Transcol

O governo do Estado anunciou, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (06), no Palácio Anchieta, em Vitória, que vai comprar, até 2025, mais 50 ônibus elétricos para compor a frota do Transcol que realiza o transporte público na Região Metropolitana do Espírito Santo.

Atualmente, os capixabas que fazem uso de coletivos para se locomover contam com apenas quatro ônibus, dos cerca de 1.600 que circulam diariamente, deste modelo para atender a Grande Vitória.

A expectativa, conforme o Executivo estadual, é que os veículos, que deverão contar com mais acessibilidade e dispositivos que vão de entradas USB para aparelhos eletrônicos a rede wifi e ar-condicionado, sejam comprados até o final do ano que vem, ou, no máximo, nos primeiros meses de 2025, começando a circular em seguida.

“Hoje nós temos quatro ônibus elétricos circulando (na Grande Vitória). Então, nós já testamos esse modelo. Agora, vamos comprar mais 50 ônibus elétricos. Esse será nosso primeiro movimento de substituição da frota”,  disse o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), na entrevista coletiva desta quarta-feira.

O governador ainda ressaltou que o Estado precisa se preparar para receber a futura frota de ônibus elétricos, uma vez que, segundo ele, os veículos precisam de uma estrutura específica para operar.

“Não é apenas comprar os ônibus, é preciso ter a estrutura de abastecimento e recarga desses veículos. Agora, estamos em conversa com a EDP e também discutindo sobre o formato de compra; se as empresas vão comprar esses ônibus, já que eles custam três vezes mais que os outros modelos”, frisou.

Ônibus serão fabricados pela Marcopolo em São Mateus

A frota a ser adquirida pelo Estado deverá ser produzida na unidade capixaba empresa Marcopolo, situada em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O CEO da  marca, André Armaganijan, esteve no evento do governo nesta quarta-feira.


Além de anunciar novos investimentos visando à ampliação da linha de  produção da Marcopolo no Estado, o executivo ainda apresentou o modelo de veículo que deverá ser adquirido pelo governo.