Sarau na escola promove envolvimento dos estudantes e incentiva a prática da leitura

Sarau na escola promove envolvimento dos estudantes e incentiva a prática da leitura

Abrir a porta da biblioteca escolar é fazer viagens incríveis pelos mais diversos caminhos do conhecimento. Descobrir outras culturas, outras línguas, diferentes tipos de texto, de gêneros literários. Para incentivar e desenvolver a leitura dos estudantes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, promoveu um sarau dentro do projeto “Li, gostei e indico!”, sob a coordenação do professor de Língua Portuguesa Leandro Mendes e da bibliotecária Analice de Freitas.

Com a organização do sarau, os educadores queriam estimular e valorizar os estudantes que já se interessam pela leitura, aqueles leitores que leem com vontade os livros da biblioteca, que gostam do espaço e o procuram sempre que possível, e se também preocupam em zelar pelo livro que levam para casa, devolver em tempo hábil e pegar outro somente com o intuito de buscar a informação e o conhecimento. Além disso, o professor e a bibliotecária queriam despertar o interesse pela leitura em outros estudantes, para que possam utilizar o espaço da biblioteca e o acervo de forma mais recorrente.

“As atividades desenvolvidas são cotidianas e fazem parte da rotina da escola, em que todas as turmas frequentam a biblioteca semanalmente, em horários fixos, nas aulas de Língua Portuguesa, do 1º ao 9º ano, e desenvolvem ações voltadas para a leitura e empréstimos domiciliares. Os estudantes também frequentam o espaço por livre demanda para troca de livros e leitura sempre que possível. As atividades começaram em fevereiro, mas o projeto foi pensado e colocado em prática a partir do mês de abril”, contou a bibliotecária Analice.

O professor Leandro destacou a importância de trabalhar esse tipo de atividade com as turmas.

“O processo de leitura é importante para o desenvolvimento de competências e habilidades como: aumento do vocabulário, melhoria de capacidade crítica, desenvolvimento de raciocínio e criatividade. Trabalhar com projetos de leitura é importante para o crescimento individual do estudante e pode ser refletido em várias áreas da vida dele. Além de ampliar o uso do acervo existente na biblioteca”.

O projeto “Li, gostei e indico!” já apresenta como resultado a melhoria no desempenho escolar dos estudantes, na escrita e na fala.

“Temos um estudante do 1º ano que possui dificuldade na fala e ainda não lê, mas demonstra grande interesse pelo livro, pela tentativa de ler e sua responsabilidade com relação ao trato com o livro, tem inclusive apresentado uma pequena melhora na fala, o que foi percebido pelos profissionais da escola que o acompanham”, relatou a bibliotecária.

 

Atividades realizadas

A partir do projeto, o professor Leandro e a bibliotecária Analice realizam diversas atividades relacionadas à leitura e escrita, como: leitura individual, leitura coletiva, preenchimento de ficha de leitura, reconto, filme baseado nas literaturas, escrita, reescrita e exposição dos textos.

“O sarau não se insere diretamente na sala de aula, é um trabalho extraclasse. O professor de português realiza a divulgação e incentivo à leitura de forma voluntária, sendo o sarau um lugar de compartilhamento para os estudantes que têm este hábito. Os estudantes já têm a prática de leitura e nesse projeto eles podem apresentar os livros, as críticas, as indicações e compartilhar aprendizados”, detalhou Analice.

Para as turmas do 1º ao 5º ano, as atividades foram essencialmente com trabalhos voltados à oralidade, desenvolvendo a fala. Já os estudantes do 6º ao 9º ano foram convidados a fazer uma pequena resenha confeccionada em forma de livrinho e disponibilizada em mural na biblioteca.

 

Fonte: PMV