Rubem Braga: projeto leva “Oficina de Danças Urbanas” para adolescentes e jovens

Rubem Braga: projeto leva “Oficina de Danças Urbanas” para adolescentes e jovens

O projeto cultural Rubem Braga apresenta, a partir da próxima quarta-feira (17), uma “Oficina de Danças Urbanas” para adolescentes e jovens, na Casa da Juventude, que está funcionando no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro. As aulas acontecem nos próximos dias 17, 24 e 31 de maio e também no dia 14 de junho, sempre às 19 horas.

O curso,  gratuito, é composto de quatro aulas, que serão ministradas pela bailarina, educadora social e produtora cultural, Vivian Cunha, e tem como objetivo apresentar bases de algumas danças urbanas como Dancehall e Breaking, e desenvolver nos participantes, a partir delas, a autopercepção, identidade e conhecimento do próprio corpo e do território onde estão inseridos.

“Quis compartilhar com outros jovens de onde eu vim, da Grande São Pedro, que é possível acreditar nos sonhos, estudar, se especializar e chegar no lugar desejado. Fui aluna do Circuito Cultural, em São Pedro, desde seu início em 2007. Por meio desse projeto social iniciei meus estudos na dança, seguindo para a Fafi (Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música), onde me formei em dança contemporânea e onde pude me tornar uma profissional da dança. Depois tive a oportunidade de entrar em companhias de dança, como o Grupo Negraô de Dança Afro e viajar para formações em outros lugares do Brasil e do mundo”, conta a orientadora.

A ação, contemplada pela instrução normativa nº 001/2020, do Projeto Cultural Rubem Braga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), será realizada em parceria com a Secretaria de Cidadania, Direitos Hunanos e Trabalho (Semcid), por meio da Casa da Juventude e do Centro de Referência da Juventude (CRJ) Itinerante, além do Circuito Cultural e do Coletivo Emaranhado.

Para participar da formação cultural basta comparecer à Casa da Juventude na sede do CEU, que fica na Rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas.

Roda de conversa

Nos próximos dias 23 e 30 de maio, no espaço do Coletivo Emaranhado, no Bairro de Lourdes e no CRJ itinerante, acontecem duas rodas de conversa com Vivian Cunha, que contará sua experiência na formação Dance Afrique Experimental Flow, na escola de dança École de Sables, localizada em Toubab Dialaw, no Senegal -África, referência em Danças Africanas no continente.

No dia 23, a roda será realizada às 19 horas; e no dia 30, às 18 horas. Para participar basta se dirigir aos locais indicados e realizar a inscrição gratuita.

Formação internacional

A bailarina, educadora social e produtora cultural, Vivian Cunha, mestranda no programa de pós-graduação em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi selecionada em 2020, para participar da formação na École des Sables, no Senegal. A formação foi um intensivo de duas semanas com profissionais da África e de vários países do mundo que se reuniram para estudar e praticar diferentes técnicas de danças africanas do continente e da diáspora. O curso abordou técnicas de danças urbanas, contemporâneas, africanas, caribenhas, dentre outras.

“Foi uma experiência singular que proporcionou uma comunicação através do corpo entre todos os participantes. Um aprendizado de diversas culturas e suas danças”, contou Vivian.

A École des Sables, é um centro internacional de formação e criação em danças africanas tradicionais e contemporâneas, uma escola de ensino teórico e prático, um laboratório de investigação e um local de encontros e intercâmbios com a realização de conferências e residências artísticas. Na escola são regularmente organizados cursos de formação profissional reunindo bailarinos e coreógrafos da África, da sua diáspora e de todo o mundo.

Foto Divulgação

Serviço

“Oficinas de Danças Urbanas”
Quando: 17, 24 e 31 de maio e 14 de junho às 19 horas.
Onde: Casa da Juventude no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro – Rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras, Vitória.

“Roda de Conversa”
Quando: 23 de maio às 19 horas.
Onde: no espaço do Coletivo Emaranhado – Rua Dr. Lauro Faria Santos, 103, Bairro de Lourdes, Vitória.
Quando: 30 de maio às 18 horas.
Onde: Centro de Referência da Juventude Itinerante – Avenida Serafim Derenzi, 5655, Redenção, Vitória.

Fonte: Prefeitura de Vitória