Reunião Estratégica: Dialogando sobre Redes para a Viabilização de Direitos.

Reunião Estratégica: Dialogando sobre Redes para a Viabilização de Direitos.

Reunião de potencialidades, articulação e viabilização de direitos. Esse poderia ser o nome do II Seminário da Rede Intersetorial de Jucutuquara “Dialogando sobre o trabalho em rede”, que finalizado nesta quarta-feira (14), no auditório da Primeira Igreja Batista de Vitória.

O seminário reuniu mais de 30 representantes dos serviços das Secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Seme) e, também, de organizações da sociedade civil (OSCs), atuantes  ou que atendem munícipes de território de Jucutuquara.

Para Adriana Vicente, que atua na Unidade de Saúde do Forte São João, o momento foi importante para fortalecer os vínculos, conhecer os serviços ofertados e construir o trabalho em conjunto.

Adriana é enfática na sua afirmação: “Com o trabalho em rede é possível otimizar e potencializar as ações e viabilizar o melhor atendimento ao munícipe. O estreitamento das relações é importante para conhecermos quem está no território e sua potencialidade. E assim trabalhar o indivíduo de formal integral”, disse ela.

Para a representante da Primeira Igreja Batista, a assistente social, Miriam Gonçalves Nunes, fazer parte da rede é ampliar a capacidade de atendimento às pessoas em situações de vulnerabilidades.

“Sozinha não dou conta de atender a todas as demandas e com a rede é possível “, disse Miriam.

Ela também acredita que “conhecendo o que existe no território, na rede e entorno posso encaminhar  a família. Fazer a articulação e um encaminhamento resolutivo e, assim a família, já chegar sabendo dos direitos assegurados”.

A potencialidade da rede também é destacada pela representante da Secretaria de Educação na rede Jucutuquara,  Marcia Rosângela Cordeiro da Fonseca Gianordoli.

“Com a rede intersetorial é mais fácil o atendimento das demandas da escola. As reuniões estreitam as relações dos equipamentos com as escolas, facilita e contribui para a frequência escolar e atendimentos em saúde”, comentou Márcia Rosângela.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatiza a imprescindibilidade da integração de todas as políticas e serviços para garantir às famílias o acesso a direitos e a completude da proteção social às  famílias em situação de vulnerabilidades.

Fonte: PMV