Reunião de Gestão Integrada apresenta dados de segurança pública do mês de março em Viana
Viana registrou os menores dados de homicídio e crimes contra patrimônio na série histórica. Segundo números registrados no mês de março, o município teve uma queda de 50% no número de crimes contra vida e 100% nos dados de furto em via pública, transporte coletivo, residência e estabelecimentos comerciais, em comparação ao mesmo período no ano passado.
Os dados foram apresentados durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na tarde dessa quinta-feira (13), que contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Civil, Penal, Federal e Rodoviária Federal, além de agentes da Guarda Civil Municipal de Viana, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e secretários da gestão municipal.
“Estou muito satisfeito com a atuação da nossa Guarda. Todos os agentes estão desempenhando trabalho de eficiência. Os números refletem os esforços empregados na repressão e prevenção de práticas criminosas. Vamos continuar com o mesmo foco e atenção para que a cidade permaneça segura”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
O destaque do mês de março foi à redução de 50% no número de homicídios na cidade. Viana tem o terceiro menor índice de crimes contra a vida no Estado e o menor da Região Metropolitana.
O município alcançou ainda mais uma queda no índice de crimes com o patrimônio durante o período, alcançando o menor índice da série histórica nos dados de roubo a pessoa em via pública, transporte coletivo, residência e estabelecimentos comerciais.
A atuação da Guarda Civil Municipal de Viana foi destacada durante a reunião. Foram realizadas 844 visitas tranquilizadoras em escolas e prédios públicos a fim de levar mais segurança a estudantes, servidores e munícipes. Os agentes também realizaram 20 prisões durante o período por crimes como tráfico de drogas e violência doméstica.
“Os atos criminosos seguem diminuindo em Viana, graças ao ardo trabalho da nossa equipe, juntamente com o trabalho de fiscalização realizado no município que é feito pela Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN). Dessa maneira, o município continuará avançando”, afirmou o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.
No último mês, foi realizada mais uma etapa da operação Lata Velha, com o objetivo de recolher veículos abandonados e desobstruir vias em Viana. No período, a Secretaria de Defesa Social (SEMDES) recebeu seis notificações e recolheu um veículo.
Uma ação de destaque realizada pela SEMDES em março foi à corrida Guarda Por Elas, evento voltado para o protagonismo feminino e combate à violência de gênero realizada no Dia Internacional da Mulher.
Ainda em março, a Guarda Civil Municipal recebeu mais um reforço para levar segurança aos vianenses. Mais de 30 novos armamentos foram doados pela Polícia Civil à corporação em solenidade realizada em março. Os equipamentos vão fortalecer o trabalho da corporação que trabalha para manter Viana entre as cidades mais seguras do Estado.
Segurança nas escolas
Viana vem se organizando para levar mais segurança para o ambiente escolar. Nesta segunda-feira (10), foi instituída uma comissão para planejar ações em conjunto com secretarias municipais e órgãos de segurança pública.
Durante a reunião, os representantes das forças de segurança debateram sobre o tema e apontaram sugestões para levar mais segurança para as unidades escolares.
Fonte: Prefeitura de Viana.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.