Remanejamento escolar em Vitória agora é automatizado com tecnologia.
Mais uma entrega do eixo de Transformação Digital, reforça o compromisso da administração municipal em modernizar e automatizar processos que antes eram realizados manualmente. A Prefeitura de Vitória, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Semfa/Sub-TI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), automatizou o remanejamento escolar, que agora utiliza soluções tecnológicas e inteligência de negócio para alocar alunos de forma ágil e precisa.
Neste ano, 2.845 crianças matriculadas no Grupo 6 da educação infantil foram alocadas automaticamente para o 1º ano do ensino fundamental em 2025. A alocação foi realizada com base em critérios objetivos de prioridade e georreferenciamento, assegurando que cada estudante fosse direcionado para a escola municipal mais próxima de sua residência, dentro da zona de atendimento escolar.
O uso de georreferenciamento como critério para a organização do remanejamento garantiu não apenas a proximidade das escolas às residências das crianças, mas também uma organização mais eficiente para as unidades escolares e para a área de planejamento. Esse recurso automatizou um processo antes manual e complexo, que envolvia identificar estudantes por bairro, considerar a presença de irmãos já matriculados em alguma escola e priorizar as unidades escolares mais adequadas para cada caso.
Segundo o subsecretário de Tecnologia, Danilo Morais, a equipe da Sub-TI avalia processos dessa categoria há algum tempo. “Temos um setor de georreferenciamento robusto, que tem praticamente toda a cidade mapeada. Esse projeto veio integrar a tecnologia de Geo com dados e informações dos alunos da rede pública presentes no Sistema de Gestão Escolar. Acreditamos que este é o primeiro de uma nova forma de integrar as informações já disponíveis nas bases de dados da Prefeitura, gerando valor e serviços de qualidade ao cidadão de Vitória”.
A Subsecretaria de Tecnologia da Informação desempenhou um papel crucial na implementação dessa solução, ao integrar inteligência de negócio e tecnologias de dados. Essa entrega reforça a importância do eixo de Transformação Digital como parte estratégica para modernizar a gestão pública e oferecer mais transparência, eficiência e qualidade nos serviços à população.
Segundo a Subsecretária de Gestão Educacional, Fabiola Risso, garantir o remanejamento das crianças concluintes da etapa da educação infantil e ingresso no 1º ano do ensino fundamental por meio do georreferenciamento foi um avanço muito importante para a Rede Municipal de Ensino. O processo tornou-se mais eficiente e transparente aos munícipes, garantindo a alocação das crianças mais próximo a sua residência.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.