Reforçando a Segurança Comercial: Botão do Pânico Chega à Serra para Combater Arrombamentos e Assaltos

Reforçando a Segurança Comercial: Botão do Pânico Chega à Serra para Combater Arrombamentos e Assaltos

Ao ser acionado, o dispositivo emite um alerta diretamente na Central da Guarda Municipal. O objetivo é dar agilidade ao atendimento.

Comerciantes da Serra, na Região Metropolitana de Vitória, começaram a ser treinados e a receber um botão do pânico desde o último dia 27 de dezembro. O dispositivo tem como objetivo aumentar a sensação de segurança de lojistas e agilizar o atendimento que é feito pela Guarda Civil Municipal (GMC) em ocorrências de crimes, como arrombamentos e assaltos.

Joel Lyrio Junior, secretário de Defesa Social da Serra, explica que qualquer comércio que fique próximo a uma câmera de segurança da prefeitura pode ganhar o dispositivo, que é gratuito.

“O primeiro critério para receber o botão ‘Alerta Comércio’ é fazer o treinamento. O equipamento é simples, acessível, mas só funciona naqueles comércios onde existem câmeras no raio de 50 metros. A partir daí, o comerciante pode acionar o botão, não só para o comércio dele. Se se sentir ameaçado, houver arrombamento ou suspeita, ele pode fazer para ele ou para o comércio que está ao lado”.

 

A previsão é que, após o botão acionado, uma viatura chegue ao local no prazo de cinco a dez minutos para atender a ocorrência.

Comércios que estão a até 50 metros de uma câmera da Prefeitura podem receber o dispositivo gratuitamente. — Foto: TV Gazeta

Comércios que estão a até 50 metros de uma câmera da Prefeitura podem receber o dispositivo gratuitamente.

Rômulo Pereira é dono de padarias no município e está acostumado a conviver com a insegurança. Ele está otimista com a novidade e acredita que quanto mais comerciantes tiverem o botão, mais eficiente vai ser a ferramenta. “Esse é exatamente um canal direto para guarda poder estar atendendo a gente”, avalia.

Segundo o secretário Joel Lyrio, já houve treinamento para comerciantes de Jacaraípe e Laranjeiras, quando foram passadas instruções, como em quais situação o botão deve ser utilizado e como manuseá-lo de maneira mais eficaz. A distribuição, por enquanto, aconteceu só em Jacaraípe, uma das regiões mais movimentadas da cidade.

Quando acionado, nenhum alarme soa dentro do estabelecimento, apenas na central da guarda, de onde os agentes mandam uma viatura para o local enquanto acompanham a movimentação na região pelas câmeras de segurança.

Não foram divulgadas imagens do botão, para segurança dos comerciantes.

A prefeitura reforça que o botão “Alerta Comércio” não anula os outros canais de comunicação da Guarda, que são o telefone fixo da Centro de Controle Operacional de Videomonitoramento, no número (27) 3252-3711, e o WhatsApp (27) 98166-0812.