Razões que Podem Impedir Novos Radares na Terceira Ponte
Um estudo está sendo realizado para determinar a viabilidade da instalação dos equipamentos no local, segundo o DER-ES
O campo magnético presente na estrutura metálica da Terceira Ponte pode impedir a instalação dos radares no vão central. Um estudo está sendo realizado para determinar a viabilidade da instalação dos equipamentos no local. A confirmação foi feita em entrevista ao Estúdio 360 da TV Capixaba, nesta quarta-feira (19), pelo diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas.
A instalação dos radares na Terceira Ponte está prevista para começar nesta semana. “Estamos estudando a viabilidade da instalação de equipamentos no vão central da ponte, devido ao campo magnético presente. Esse campo magnético pode desestabilizar o radar, assim como interferir no sinal de celular”, explicou José Eustáquio de Freitas, diretor presidente do DER-ES.
Ainda segundo Freitas, se for viável, a velocidade no vão central será de 70 km/h. A velocidade será mantida em 70 km/h na chegada a Vila Velha devido ao declive leve e em 60 km/h na chegada a Vitória por questões de segurança relacionadas ao declive mais acentuado.
RADARES COM NOVA TECNOLOGIA
Entre as novidades dos equipamentos que serão instalados ao longo das rodovias do estado, está o fato de que as novas câmeras serão capazes de capturar tanto a placa traseira quanto a dianteira dos veículos. Antes, apenas a placa traseira era fotografada. A partir de agora, as câmeras serão instaladas na frente e atrás dos semáforos ou radares, fotografando ambas as placas.
Outra inovação é que a faixa de contenção será fiscalizada em todos os pontos com radares ou semáforos. “Por exemplo, na rodovia das Paneleiras, no Complexo Viário de Carapina, há um semáforo que exige que motoristas e motociclistas parem antes da faixa de contenção quando a luz está vermelha. Se ultrapassarem essa faixa, mesmo estando parados, serão multados. Após a faixa de contenção, há uma faixa de pedestres, destinada à mobilidade segura dos pedestres, incluindo cadeirantes, idosos e pessoas com bengalas. O temporizador do semáforo determina o tempo que os pedestres têm para atravessar”, pontuou Freitas.
QUANDO COMEÇAM A MULTAR?
O DER-ES destacou que a Consilux assinou o contrato no dia 15 de maio e tem até 15 de agosto para completar a instalação de todos os equipamentos. Os pontos de fiscalização eletrônica já começaram a receber os novos equipamentos, com a instalação no complexo viário de Carapina, na Serra, e na Rodovia das Paneleiras concluída. As rodovias prioritárias para a instalação dos novos radares incluem a ES-020, ES-060, ES-010 e ES-080, todas de alto fluxo de veículos.
A implementação segue um processo estruturado: primeiro, os equipamentos são instalados nas hastes, depois são ligados à energia, em seguida são aferidos, e finalmente, começam a registrar infrações. Embora o contrato permita até 90 dias para a instalação completa, alguns equipamentos podem começar a operar antes desse prazo, assim que forem conectados à energia.
O DER-ES reforça a importância de obedecer à sinalização e às normas de trânsito em todas as rodovias. Os sensores dos equipamentos são instalados logo após a linha de retenção, e qualquer avanço além dessa linha pode resultar em autuação. “É dever do motorista obedecer a sinalização da via, incluindo a linha de retenção como referência”, afirmou Freitas.
Com a instalação dos novos radares, o DER-ES espera melhorar a fiscalização e aumentar a segurança nas rodovias estaduais, especialmente nas áreas com maior fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.
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