R$ 1 milhão em Dívidas Renegociadas e 222 Nomes ‘Limpos’ no Negocia Vix
Imagine sair da situação de superendividamento, voltar a ter o ‘nome limpo’ e crédito. Nos três dias do Negocia Vix, o mutirão de renegociação de dívidas conduzido pelo Procon Vitória, 222 pessoas conseguiram descontos de até 96% em seus débitos. Este foi o balanço da ação divulgado nesta quarta-feira (20), pelo órgão. O Negocia Vix foi realizado nos dias 13, 14 e 15, como parte da programação pelo Dia Mundial do Consumidor.
O Negocia Vix envolveu 13 organizações como bancos e concessionárias de serviços públicos de água, energia e telefonia. Nos três dias, o mutirão atendeu a 435 consumidores, com um total de R$ 1,562.795,47 em dívidas. Foram repactuadas as dívidas de 222 pessoas, que somavam um montante de R$ 1.009.573,79. Ao final, a média de descontos obtidos foi de 35,40%, ou seja, R$ 553.221,68 economizados.
Em números:
* 435 consumidores atendidos
* 222 pessoas contempladas
* R$ 1,562.795,47 em dívidas
* R$ 1.009.573,79 negociados
* 35,40% média de descontos
* R$ 553.221,68 valor economizado
O maior desconto obtido foi de 96,84% em um acordo firmado com um banco. O valor inicial era superior a R$ 15.800,00. Com a negociação, o o consumidor terá de pagar cerca de R$ 500,00 em duas parcelas.
Rotina de renegociação
O esquema de mutirão tem a vantagem da negociação dos consumidores diretamente com representantes das empresas. Desta forma, havendo acordo, as partes fecham um novo contrato com o desconto e a forma de pagamento pactuados. Tudo com a supervisão da equipe do Procon, que garante que as propostas sejam realmente favoráveis para os consumidores.
No entanto, o atendimento para negociação de dívidas é um serviço de rotina no Procon. “Nossa equipe vai continuar auxiliando os consumidores a resolverem suas pendências de forma sustentável e vantajosa. A diferença é que o resultado não é imediato, depende do contato com a empresa e pode levar alguns dias até o fechamento do acordo”, diz a gerente do Procon, Raquel Vionet.
Ela explica que todos podem participar da renegociação, sem limites quanto ao valor da dívida nem da renda do consumidor. O serviço vale para instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, lojas e de outros setores. O atendimento é exclusivo para moradores de Vitória ou para débitos contraídos em empresas da capital.
Passo a passo para renegociação de dívidas
1 – Para ter o atendimento no Procon Vitória, o consumidor deve fazer o agendamento pelo site da Prefeitura de Vitória (https://agendamento.vitoria.es.gov.br/) ou pelo aplicativo Vitória Online.
2 – No dia e horário agendados, o morador vai comparecer ao órgão, na Casa do Cidadão, portando RG ou CPF e um documento que comprove a dívida. Pode ser um boleto bancário, um contrato, faturas ou comprovantes de pagamento, por exemplo. Para as pessoas que estão negativadas, mas não sabem ao certo qual a empresa e nem quanto devem, é recomendável procurar primeiramente a CDL, para a consulta do SPC ou Serasa.
3 – O Procon vai fazer contato com a empresa, que deve apresentar uma proposta. Se esta resposta for considerada favorável pelo consumidor, a renegociação terá sido concluída com sucesso.
4 – Empresas cadastradas no Proconsumidor e que não respondam ao contato imediato são notificadas pelo Procon e o prazo é de 11 dias para resposta.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.