Projeto de educação no trânsito faz sucesso com estudantes no bairro São José

Projeto de educação no trânsito faz sucesso com estudantes no bairro São José

O tema é sério e precisa ser debatido para proporcionar uma comunidade mais segura para todos. O projeto intersetorial “Escola Segura no Trânsito da Vida”, promovido pela Prefeitura de Vitória (PMV), por meio da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), foi muito bem recebido pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, que fica em São José.

Nesta quarta-feira (28), foi realizada uma atividade especial de encerramento do projeto na unidade de ensino, após a realização de muitas atividades lúdicas nos últimos dias, com direito a teatro, música, brincadeiras e atividades práticas, que tiveram o objetivo de sensibilizar as turmas sobre a importância de garantir um comportamento seguro nas vias públicas da nossa cidade.

“Este projeto surge da observação no trajeto que percorremos todos os dias pela manhã até chegar ao nosso destino, que é nosso local de trabalho em São Pedro. Percorrendo a Rodovia Serafim Derenzi, percebemos o trabalho da Guarda Civil Municipal de Vitória, organizando o trânsito e direcionando o ir e o vir de pais e estudantes nas escolas, nos horários de entrada e saída. Por isso tivemos um olhar para o trânsito em frente às escolas, e aos poucos percebemos que esse movimento transpassa vias, veículos, pessoas e sinalizações, estando presente no cotidiano escolar”, explica a pedagoga da Emef, Delma Ferreira.

As turmas foram reunidas na quadra da unidade de ensino para participar da atividade que simboliza a conclusão do projeto, sendo que os estudantes do 2º ano iniciaram os trabalhos com uma bela apresentação, em Libras, da música “O trânsito”, de Elias Besky. Em seguida, todos puderam interagir com a equipe de Educação no Trânsito da Setran, que garantiram muita animação e alegria para os educandos.

O projeto envolveu todos os 730 estudantes matriculados na unidade de ensino, de forma a garantir a conscientização para toda a comunidade, uma vez que os educandos são multiplicadores desse conhecimento, e levam o aprendizado para seus familiares.

“Aprendemos vários conceitos importantes, e algumas coisas básicas, como o fato de que prestar mais atenção no trânsito preserva vidas, ajuda a comunidade. No mesmo sentido, entendemos que é muito importante respeitar os profissionais que cuidam do trânsito. Gostamos da forma que as atividades foram conduzidas, de uma forma alegre e diferenciada”, disseram as estudantes Maria Clara, Lavínia Quintinho e Anna Luiza, do 8º ano.

Educação para a vida

“Tivemos uma parceria e integração muito positiva com essa Emef. Em um primeiro momento, viemos para capacitar os professores, e posteriormente começamos o trabalho com os estudantes, que também participaram muito bem. Foram oficinas e diversas atividades diversificadas”, disse Teresa Maria da Silva Leite Neitzel, gerente de Educação para o Trânsito.

Quem também marcou presença foi o paratleta de skate downhill Kassy Jhonnes, que demonstrou algumas manobras e levou uma mensagem positiva de superação para os estudantes.

“O skate foi uma mudança de vida pra mim, até os 17 anos eu só ficava na cadeira de rodas. Quando eu vi a possibilidade de me locomover nessas quatro rodas, mudou tudo. Passei a me sentir mais incluso na sociedade, o skate me trouxe para momentos como esse, aqui, com vocês hoje, se não fosse o esporte isso não seria possível”.

A presença de Kassy foi importante para estimular os estudantes da educação especial. A Emef tem realizado um trabalho constante de sensibilização e conscientização sobre inclusão e respeito às diferenças.

Escola Segura no Trânsito da Vida

Diante das medidas da “Década Mundial da Segurança Viária 2011-2020”, que propõe a redução de 50% dos óbitos em 10 anos em todo o mundo, e considerando o diagnóstico de acidentes com vítimas no município de Vitória, a Prefeitura de Vitória aderiu ao programa Nacional “Vida no Trânsito”, criando a Comissão Gestora Intersetorial que propôs o projeto “Escola Segura no Trânsito da Vida”, tendo como objetivo estimular e valorizar as ações preventivas nas escolas, bem como orientar aos pais e estudantes sobre os fatores de risco no caminho da escola, propondo formação para os profissionais envolvidos e um projeto de intervenção a ser desenvolvido envolvendo a comunidade escolar.

Fonte: PMV