Projeto “Alvinho” encanta crianças e promove empatia em Cmei TI de Bela Vista
No Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista, um projeto especial chamado “Alvinho” está conquistando o coração das crianças e ensinando lições valiosas de empatia, respeito e cuidado. Desenvolvido pela equipe pedagógica e com a colaboração dos pequenos, o projeto visa criar uma conexão única entre as crianças e um personagem muito especial.
Daniele Barcelos, pedagoga do Cmei TI, compartilhou sua empolgação ao contar sobre o projeto: “Nossa ideia era desenvolver a empatia, respeito e conhecimento sobre crianças cadeirantes de uma maneira lúdica e cativante. Para isso, decidimos criar um boneco de tecido, que as crianças ajudaram a confeccionar. Elas escolheram a cor da pele, a textura do cabelo, o formato dos olhos e muito mais, de modo que pudessem se identificar com o personagem”, contou.
E assim nasceu “Alvinho”, nomeado em homenagem ao Cmei TI Álvaro Fernandes Lima. O boneco foi vestido com o uniforme da escola e “matriculado” como aluno do Grupo 5B. Sua chegada à turma foi um momento emocionante, pois as crianças foram informadas de que Alvinho era cadeirante e dependia de sua ajuda para se locomover pela unidade de ensino.
Assim, as crianças abraçaram Alvinho com todo o carinho e começaram a ajudá-lo em inúmeras atividades e rotinas. Elas se organizavam para descer as rampas da escola com sua cadeira de rodas, superando obstáculos e trabalhando juntas para garantir que Alvinho pudesse participar de todas as atividades, independentemente de suas necessidades especiais.
Além disso, as crianças cuidavam de Alvinho como se fosse um membro da turma. Eles o colocavam para dormir, o levavam para lanchar e até o incluíam em esportes radicais imaginários. O espírito solidário e a empatia das crianças brilhavam em cada ação.
Para tornar o projeto ainda mais especial, o Cmei TI trouxe uma criança cadeirante como convidada para participar de um podcast da “Rádio Massinha”, que é conduzida pelas crianças. A convidada ficou maravilhada com Alvinho e com toda a história de promoção da inclusão desenvolvida com os pequenos.
Com cerca de 300 crianças envolvidos no projeto, os professores Dionatan Queiroz Garcia de Paula, Samira Lorenço Machado e Vitor dos Santos Pereira desempenharam papéis fundamentais em orientar as crianças e promover a inclusão.
Em resumo, mesmo sem ter nenhum aluno com necessidades especiais de locomoção no Cmei TI Álvaro Fernandes Lima, o projeto “Alvinho” conseguiu transmitir conhecimento, empatia e respeito para todas as crianças da escola. Hoje, Alvinho é amado por todos e é uma lembrança constante de como a empatia pode fazer a diferença em nossas vidas desde os primeiros anos de idade.
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