Preservação Ambiental: Onde Descartar Baterias, Pilhas e Lâmpadas na Grande Vitória
Fazer o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas usadas de maneira adequada é importante para evitar problemas ambientais e até riscos à saúde
Com a era digital cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, nos deparamos com pilhas, baterias e lâmpadas, acumuladas em nossas casas. Carregadas de metais pesados, os sistemas de alimentação de aparelhos eletrônicos são grandes responsáveis pela contaminação do solo e lençóis freáticos, liberando componentes químicos altamente nocivos para seres vivos.
Fazer o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas usadas de maneira adequada é importante para evitar problemas ambientais e até riscos à saúde. Por isso, fizemos um levantamento de locais na Grande Vitória destinados ao recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas. Confira:
VITÓRIA
Vitória conta com dois pontos de descartes de resíduos sólidos: Unidade de Transbordo, localizada na Rua São Sebastião, 405 – Resistência, Vitória – ES, e o Ecovix em São Pedro, localizado na Rodovia Serafim Derenzi, s/n, bairro Santos Reis (em frente a loja Prenda Multi Shopping).
Nestes locais são disponibilizados aos munícipes contentores e caixas estacionárias específicas para cada tipo de resíduo, assim como baterias e pilhas.
As lâmpadas são de responsabilidade dos estabelecimentos que comercializam o produto.
Funcionamento:
-Unidade de Transbordo: segunda à sexta, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8 às 12 horas.
-Ecovix: todos os dias da semana, das 8h às 17h.
VILA VELHA
A sede da Prefeitura de Vila Velha e da Câmara Municipal de Vereadores possuem Pev´s que recebem os materiais como pilhas, baterias, lâmpadas e eletrônicos.
A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha promete instalar 45 novos Pontos de Entrega Voluntária (Pev’s), em todas as regiões da cidades, fortalecendo seu programa de coleta seletiva, em conformidade com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A novidade inclui não apenas o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, mas também abrange pilhas, baterias e lâmpadas, visando ao descarte adequado desses materiais.
SERRA
A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) informa que os moradores do município podem fazer a entrega voluntária de eletrônicos: área de transbordo, em Novo Porto Canoa, e nos dois ecopontos da cidade, um em Jardim Carapina e outro em Vila Nova de Colares. Os materiais são destinados a associações de catadores.
A Sese reforça que a logística reversa dos eletrônicos é de responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes segue as seguintes legislações: Art. 33 da Lei 12.305/2010 e § 2º do art. 15 do Decreto nº 10.936, de 12 de janeiro de 2022.
CARIACICA
Não há ponto fixo de descarte de lixo eletrônico em Cariacica. São realizados eventos periódicos de recolhimento desse tipo de resíduos, com o objetivo de diminuir o lixo eletrônico, estimulando o descarte correto desses resíduos, além de incentivar a separação por meio da coleta seletiva.
Já foram realizadas ações em diversas praças da cidade e em eventos Cariacica + Perto de Você. O próximo evento será neste sábado (24), em Porto Novo, no antigo Campo do América, na Rua São João, a partir das 8 horas.
Nestes eventos, a população pode levar o lixo eletrônico (pilhas, celulares, cabos e demais aparelhos inservíveis) para que seja feita a destinação correta. Em breve, a Prefeitura de Cariacica promete fazer mais ações itinerantes deste tipo, por todo o município.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui