Polícia recupera mais de 200 celulares roubados ou furtados no ES
Aparelhos foram recuperados na primeira fase do Projeto Recupera e serão devolvidos aos donos verdadeiros
Mais de 200 celulares roubados ou furtados no Espírito Santo foram recuperados pela Polícia Civil nesta semana, durante a fase de teste do Projeto Recupera.
Segundo a polícia, 172 celulares já foram entregues nas Delegacias Regionais de Vitória e de Vila Velha, e outros 49 serão entregues nos próximos dias.
A iniciativa envia mensagens aos aparelhos e alerta as pessoas que estão em posse. Elas são intimadas a comparecer em uma delegacia para entregar voluntariamente o aparelho e explicar a origem da receptação.
O projeto, que já é desenvolvido em outros estados, foi anunciado no Espírito Santo na última terça-feira (23). Segundo o governo do Estado, entre quarta (24) e quinta-feira (25) foram disparadas 502 mensagens de aviso aos aparelhos furtados ou roubados. Entre eles, mais de 200 foram entregues nas delegacias do Estado.
“O resultado nessa fase do projeto foi extraordinário. Recuperamos cerca de 40% dos aparelhos. A fase experimental já demonstrou que dá certo. Agora, nossos policiais vão continuar trabalhando. Quem não veio até a delegacia vai receber uma visita das equipes da Polícia Civil para explicar o porquê de estar com celular roubado ou furtado, de onde veio o aparelho“, destacou o governador Renato Casagrande.
Os aparelhos celulares recuperados serão devolvidos aos donos verdadeiros, segundo explicou o secretário de Segurança Pública do Estado, Eugênio Ricas.
“Quem não atendeu a intimação, nós vamos às casas recuperar os telefones. Também já começamos a identificar algumas lojas que recebem esses aparelhos e elas também serão visitadas pelas equipes. Vamos fazer um mutirão para devolver o aparelho aos donos verdadeiros em breve“, disse.
Quem recebeu a mensagem de alerta ainda pode comparecer em uma delegacia e entregar voluntariamente o aparelho.
O envio da mensagem é realizado pela Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que fica localizada na caixa do aparelho telefônico. Além disso, pode ser consultada ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.
Para que a mensagem seja enviada, é preciso que a vítima que teve o celular furtado ou roubado tenha registrado um boletim de ocorrência e indicado o número de identificação.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.