Pesquisa mostra que Euclério desponta com 81,8% na disputa eleitoral
Levantamento da Futura mostra desempenho dos candidatos a prefeito da cidade e também o índice de rejeição. Veja os resultados
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), segue como favorito na disputa eleitoral e continua movimentando os eleitores para conseguir a reeleição. É o que aponta a nova rodada de pesquisas da Futura, no projeto 100% Cidades, publicada nesta quinta-feira (19) pelo Folha Vitória. Além de Euclério, são candidatos a prefeito do município Célia Tavares (PT) e Ivan Bastos (PL).
Na pesquisa estimulada, quando é apresentada a lista de candidatos aos entrevistados, Euclério lidera com 81,8%. Célia Tavares figura com 9% das intenções de voto, e Ivan Bastos com 0,6%. Brancos e nulos somaram 4,2%, e outros 4,4% não souberam ou não responderam.
Em relação à pesquisa anterior, realizada entre 2 e 6 de setembro, e publicada no dia 11 de setembro, Euclério e Célia conseguiram movimentar o eleitorado e ganhar mais eleitores.
Na estimulada, o atual prefeito de Cariacica tinha 79,6%, e a petista 6,8%. Ivan Bastos, que na pesquisa atual registrou 0,6% das intenções de voto, sofreu redução, pois tinha 2,5% no levantamento anterior.
Segundo turno
A pesquisa também abordou os eleitores sobre um possível segundo turno. Caso aconteça e os candidatos sejam Euclério e Célia, o prefeito ganha com 78,2% contra 13,2%. A petista aumentou a margem de disputa em relação à pesquisa anterior, quando alcançou 8,3% em um eventual segundo turno. Euclério aparecia com 82%.
No levantamento atual, no cenário de segundo turno entre Euclério e Célia, brancos e nulos somam 4,8% (antes eram 5,1%) e não souberam ou não responderam 3,8% (eram 4,6%).
Já em uma disputa direta entre o atual mandatário e Ivan Bastos, Euclério aumentou a margem de vantagem, pois obteve 84,3% das intenções de voto, e o candidato do PL, 4,6%. No resultado anterior, o prefeito de Cariacica registrava 82,4%, e Ivan figurava com 3,9%.
Brancos e nulos somam agora 6,3% e não souberam ou não responderam 4,8%. Antes eram 8,2% e 5,6%, respectivamente.
Rejeição: em quem não votaria
Quando questionados qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum para prefeito, os eleitores de Cariacica responderam, em maioria, o nome de Célia Tavares, que registrou nessa nova rodada 39,4%. O número indica, entretanto, queda em relação ao resultado anterior, em que a petista obteve 41,5%.
Ivan Bastos teve aumento de rejeição, somando 37,9%, e tendo atingido 35,2% na última pesquisa. Euclério, atual prefeito do município, também registrou aumento no número de eleitores contrários ao seu nome, pois atingiu 8,1%, e anteriormente estava com 4,8%.
Responderam que não rejeitam ninguém 13,6% dos eleitores, e outros 2,4% afirmaram que rejeitam todos. No levantamento anterior, esses números eram 9,5% e 1,3%, respectivamente. Não souberam ou não responderam são 11,6%, ante o dado de 21,9% registrado na última rodada da pesquisa Futura.
Espontânea
Quando questionados em quem votariam para prefeito sem que nenhuma lista de candidatos fosse mostrada, os eleitores também deram vantagem para o candidato do MDB, Euclério Sampaio. Ele lidera na pesquisa espontânea com 64,4% das intenções de voto.
Célia Tavares alcançou 4,7% e Ivan Bastos 0,2%. Responderam que votariam em outros nomes 1,9% dos entrevistados, brancos e nulos somaram 4,2% e não souberam ou não responderam 24,7%.
A variação em relação à última pesquisa da Futura indicou aumento nas intenções de voto para dois candidatos: Euclério liderava com 62,5% e Célia Tavares figurava com 2,7%. Ivan Bastos reduziu, pois tinha 0,8%. Brancos e nulos estavam na época em 4,7%, outros candidatos foram apontados por 0,7% e os indecisos somavam 28,6% dos entrevistados na ocasião.
Avaliação dos governos federal, estadual e municipal
O eleitorado de Cariacica também respondeu como avalia os governos federal, estadual e municipal. O governo federal foi avaliado como bom ou ótimo por 46,5%, regular por 30,5% e ruim ou péssimo por 20,2% dos eleitores da cidade.
Quando questionados a respeito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 38,5% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom, 21,8% consideraram regular e 36,7% afirmaram que o petista é ruim ou péssimo.
A pesquisa também indagou sobre o governo do Estado, que foi bem avaliado (ótimo ou bom) por 65,6%, considerado regular por 26,8% e somou 7% no tópico ruim ou péssimo.
O governador Renato Casagrande (PSB) foi considerado bom ou ótimo por 68,9%, como regular por 25,1%, e ruim ou péssimo por 5,8%.
Ao serem questionados como avaliam o desempenho da Prefeitura de Cariacica, 66,3% dos eleitores responderam considerá-la ótima ou boa, 21,8% avaliam o órgão como regular, e 9,9% afirmam que a consideram ruim ou péssima.
Ao qualificarem o mandato de Euclério Sampaio, o prefeito foi aprovado por 74,5% (ótimo ou bom), considerado regular por 18,4%, e apontado como ruim ou péssimo por 6,3% dos eleitores.
Metodologia
Foram realizadas 500 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de ES-05805/2024.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.