Pé de Livro: Conheça como o Projeto Estimula a Leitura Infantil

Pé de Livro: Conheça como o Projeto Estimula a Leitura Infantil

No cenário acolhedor do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, localizado em São Cristóvão, as mangueiras estendem seus galhos como guardiãs de um tesouro especial: o projeto “Pé de Livro”. Muito mais do que uma tradição, o projeto é um convite para explorar os horizontes da literatura infantil, em uma jornada que leva emoção ao coração das famílias, crianças e educadores.

Nesse ambiente alegre e acolhedor, as histórias ganham vida e as páginas dos livros parecem dançar ao sabor do vento fresco do outono, e a leitura se transforma em uma experiência coletiva, tecendo laços afetivos, compartilhando alegrias e criando conexões que se eternizam nas lembranças de todos os envolvidos. Participam do projeto todas os pequenos atendidos no Cmei, nos turnos matutino e vespertino, desde o Grupo 1 até o Grupo 6.

Os propósitos do projeto permanecem tão vibrantes quanto as cores dos livros infantis: oferecer às crianças um ambiente convidativo sob a sombra das mangueiras para desfrutarem da magia dos livros; promover uma integração plena entre profissionais, famílias e crianças, através da narrativa de histórias e dos momentos de leitura infantil debaixo dos frondosos pés de manga; unir turmas e educadores na arte de contar histórias, entre outras atividades que enriquecem essa experiência única de aprendizado e diversão.

Todos os anos, o projeto é cercado de muita expectativa pelas crianças e seus familiares. Marisa, mãe de Sofia, do grupo 6, faz questão de participar desde os primeiros anos da pequena. “Esse projeto é incrível, eu venho todos os anos e vejo como ela fica feliz com a minha presença, em que desfrutamos juntinhas, lendo e se divertindo”, contou ao lado da filha, que se deleitava em uma leitura.

Gabrieli Vieira, mãe de Evellyn, do grupo 4, falou sobre como o projeto deixa uma marca em sua memória. “É muito satisfatório vivenciar essa experiência com ela, quer fica feliz que eu venho participar. E o melhor é que além desses momentos de afeto e carinho, o projeto também estimula ela a ter mais gosto pela leitura e pelos livros.”, comentou.

Marcos Salles
PROJETO PÉ DE LIVRO CEMEI Ocarlina Nunes Andrade
Projeto Pé de Livro no Cmei Ocarlina Nunes Andrade.
Marcos Salles
PROJETO PÉ DE LIVRO CEMEI Ocarlina Nunes Andrade
Projeto Pé de Livro no Cmei Ocarlina Nunes Andrade.

Testemunhando a celebração da literatura infantil

Quem também fez questão de participar desse momento único para a comunidade escolar foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que foi acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner. Os gestores acompanharam de perto este momento de celebração da literatura, interagindo com os pequenos e suas famílias.

“Quero estender meu sincero agradecimento aos incríveis educadores, às famílias comprometidas e, principalmente, aos protagonistas desta jornada, nossas crianças. É nas páginas dos livros e nos encontros debaixo das mangueiras do Pé de Livro que se molda o amanhã de nossa cidade. São projetos como este que enchem nossos corações de orgulho e fazem de Vitória um lugar verdadeiramente especial para todos nós”, afirmou o prefeito.

Para a secretária Juliana, o projeto evidencia a verdadeira parceria escola e comunidade. “O projeto Pé de Livro é um exemplo inspirador do poder da educação em transformar vidas. É emocionante ver os pais dedicando seu tempo para a leitura com os filhos. Agradeço imensamente a dedicação de todos os envolvidos em proporcionar esse ambiente mágico de leitura e aprendizado às nossas crianças. Continuaremos a apoiar iniciativas como esta, que fortalecem os alicerces de uma educação de qualidade para todos”, disse.

Satisfação

Para a equipe pedagógica do Cmei, fica a satisfação e orgulho pela realização de mais uma edição do Pé de Livro. A diretora do Cmei, Maria da Penha, falou sobre o projeto. “O Pé de Livro tem como propósito integrar as famílias visando a inclusão social junto à equipe do Cmei em um ambiente cercado de natureza, proporcionando uma leitura prazerosa em um ambiente acolhedor debaixo de nossas mangueiras. Desde 2015 plantamos essa semente como uma importante ação cultural e a cada edição aprimoramos junto ao coletivo a inovação desse evento. Os frutos já florescem e nós já sentimos o sabor”, disse.

Guida Mesquita, pedagoga do Cmei, é uma das entusiastas do projeto e também responsável pela realização, junto à equipe pedagógica. Ela falou sobre o projeto com muito carinho. “O projeto Pé de Livro tem sido um momento de muita emoção e alegria. Além de incentivar o gosto e o hábito pela leitura desde a primeira infância sentimos bem estar na interação com as pessoas. Estamos muito felizes com esse evento!”, ressaltou a educadora.