Pazolini lança edital para construção da primeira UPA de Vitória

Pazolini lança edital para construção da primeira UPA de Vitória

A tarde desta sexta-feira (5) foi de muita emoção, por uma conquista histórica para o município de Vitória: a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Assim foi marcada a solenidade, que aconteceu na Prefeitura de Vitória, para o lançamento do edital de licitação para construção da UPA do Forte São João. Com um orçamento de R$ 24 milhões de reais, a nova UPA tem prazo de 540 dias para execução das obras, após assinatura da ordem de serviço.

O novo equipamento, que será construído em terreno localizado na Avenida Vitória, esquina com a Rua Desembargador José Vicente, no Bairro Forte São João, vai ofertar serviços de complexidade intermediaria, que articulado com Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e as portas de urgência hospitalares, compõem a Rede de Urgência Emergência.

A nova UPA atenderá pacientes acometidos por eventos agudos ou crônicos intensificados de natureza clínica e presta atendimento inicial em casos cirúrgicos e de trauma, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário. Esses serviços serão ofertados 24 horas interruptamente por equipe multiprofissional composta por médico clínico, médico pediatra, médico cirurgião, dentista, enfermeiro, farmacêutico, técnicos/ auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, farmacêutico, auxiliar de consultório dentário, assistente administrativo, auxiliar de laboratório, assistente de farmácia, com possibilidade de atuação de outras categorias profissionais e especialidades médicas como: psicólogo, cardiologista, ortopedista.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a importância da nova UPA não só para os moradores de Vitória mas para todas as pessoas que precisam de atendimento humanizado e com qualidade.

“Estamos dando um salto para essa entrega extraordinária que vai impactar a vida dos munícipes de Vitória e de outros capixabas que vêm à nossa cidade. O que nós queremos é efetivamente garantir um atendimento rápido, eficaz e sério.

É fundamental acolher e cuidar das pessoas naquele primeiro momento em que as pessoas estão aflitas para serem atendidas. E essa unidade vai garantir exatamente esse acolhimento, com toda a infraestrutura necessária e de forma humanizada”.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini agradeceu, emocionada, o empenho de diversos profissionais e secretários da Prefeitura e ressaltou que a nova UPA será um marco para a saúde pública de Vitória. “O nosso compromisso é fazer o melhor que podemos, independente das dificuldades, enfrentamos todas porque temos consciência da nossa responsabilidade. É muito bom poder dizer que vamos entregar um dos equipamentos de saúde mais modernos do País”, afirmou.

“É realmente maravilhoso poder lançar esse edital e saber que Vitória terá um equipamento tão moderno e ao mesmo tempo acolhedor”, afirmou o secretário de obras de Vitória, Gustavo Perim.

Estrutura

O Projeto da Unidade de Pronto Atendimento prevê um estabelecimento de suporte nível 3 (o maior e mais complexo nível para uma UPA) com dois pavimentos, rampas, elevadores para macas, área para pediatria com consultórios, local para inalação, medicação, sala de espera e acolhida, espaço para observação com leitos, consultórios para adultos também com espaço de espera, de medicação e inalação, além de leitos para observação e para isolamentos. Ao todo a nova UPA terá 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação.

A unidade também terá sala de vacina, sala de curativos, realizará pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos, além de sala de eletrocardiograma, de raio x com respectiva antessala e duas salas de emergências.

Sustentabilidade

A primeira Unidade de Pronto Atendimento de Vitória tem o conforto e a sustentabilidade idealizados desde sua concepção, como mostra o projeto, que prevê gerador de energia, sistema de ar condicionado tipo VRF, adoção de brises, além de um sistema de coleta de água de chuva para ser reaproveitada para irrigação dos jardins internos e externo.