Pancas se prepara para inaugurar o maior circuito de tirolesa da América do Sul

Pancas se prepara para inaugurar o maior circuito de tirolesa da América do Sul

A construção do maior circuito de tirolesas da América do Sul, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, está na reta final. A estrutura, com três quilômetros de extensão, começou a ser construída em março do ano passado e tem previsão de ficar pronta em maio deste ano. O circuito é composto por duas tirolesas: a primeira tem cerca de 2.100 metros de extensão, e a segunda, cerca de 900 metros.

O prefeito de Pancas, Dr.Sidiclei, garante que os esforços estão concentrados para que a inauguração aconteça em maio e conta com a presença de diversas autoridades. Temos que levar em consideração as condições climáticas e outros fatores, como a logística de trabalho. Por se tratar de um espaço de difícil acesso, há desafios que podem influenciar o prazo de conclusão.

No dia 22 de março, os responsáveis pela execução da obra da construção das tirolesas deram início à instalação das esferas sinalizadoras. São 60 esferas de sinalização com diâmetro de 600mm, para cabo de 14mm, na cor laranja. Essa medida visa garantir a sinalização adequada para evitar acidentes aéreos, como o ocorrido com a cantora Marília Mendonça, além de assegurar a segurança dos praticantes de voo livre.

“A tirolesa menor, que tem 900 metros, já até foi testada. Eu desci e achei demais. Está sendo realizada agora a instalação das plataformas de lançamento e chegada. A segunda, que tem 2,1 quilômetros, já teve os três cabos passados, sendo dois da tirolesa e um para as esferas de segurança. A empresa encarregada da construção me prometeu finalizar em maio”, frisou o prefeito.

Além da instalação das plataformas de lançamento e chegada, que ainda precisam ser realizadas, a Prefeitura de Pancas está finalizando o edital de licitação para a contratação da empresa que será concedida a gestão.

Projeto detalha as tirolesas de Pancas

ACESSIBILIDADE NA TIROLESA

As tirolesas foram pensadas para garantir inclusão e acessibilidade a todos que desejem desfrutar dessa experiência. Pessoas com deficiência terão toda a estrutura necessária para realizar o passeio com segurança, desde o acesso ao equipamento específico.

TURISMO DE AVENTURA

Para aqueles que curtem roteiros de aventura é fácil se encantar por Pancas, que pela Lei nº 124/2018 é declarada a capital estadual do esporte radical. O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, nome dado a vasta área natural de montanhas, atrai viajantes de todo Brasil, fascinados por montanhismos, vôo livre, trilhas e cachoeiras.  E com a construção do maior circuito de tirolesa, o município vai se destacar ainda mais no turismo.

Segundo Carla Bortolozzo, gerente da regional Central do Sebrae/ES, diversas ações estão sendo implementadas para preparar os empreendimentos locais para o turismo. Isso inclui oficinas, palestras, capacitações e assessorias. Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/ES está estabelecendo parcerias com os grupos locais, oferecendo suporte personalizado para que estejam prontos para receber o fluxo turístico. Isso envolve o desenvolvimento de planos de ação específicos para melhorar o atendimento, os produtos e os serviços oferecidos.

No último final de semana, foi realizada uma oficina de turismo. Além disso, está planejado um evento para o final deste ano, que destacará todas as potencialidades da culinária local.

LEILÃO DE TERRENOS

Pensando em impulsionar ainda mais o turismo na região, a Prefeitura de Pancas está finalizando os últimos detalhes para um leilão onde serão disponibilizados 30 terrenos nas proximidades do circuito de tirolesa. No edital, será estabelecido que os compradores dos terrenos deverão se comprometer a construir empreendimentos voltados para o turismo, como cafeterias, restaurantes, cervejarias e outros. Os vencedores terão um prazo de um ano para concluir a construção do empreendimento, com a possibilidade de prorrogar por mais um ano.

Um profissional na tirolesa colocando as esferas de segurança em Pancas

Circuito de tirolesa em Pancas. Foto: Divulgação