Orquestra Sinfônica do ES marca os 50 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem com apresentação especial

Orquestra Sinfônica do ES marca os 50 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem com apresentação especial

O primeiro mosteiro zen-budista da América Latina fica no Espírito Santo e completa 50 anos este mês. A programação vai acontecer no dia 31 de agosto, na Praça Torii, onde está o Grande Buda de Ibiraçu, e inclui oficinas, exposições, apresentações culturais, presenças do Consulado-Geral do Japão no Brasil e da Prefeitura de Aya (Província de Miyazaki, Japão), além do concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), entre outras atividades.

Fundado em agosto de 1974, o Mosteiro Zen Morro da Vargem segue a prática monástica cotidiana e ininterrupta, seguindo a tradição dos ancestrais mosteiros japoneses, e, ao mesmo tempo, com o frescor de uma nova floração, dentro de outra realidade, outro continente, outro país, fincando suas raízes definitivamente no solo brasileiro.

Para celebrar o 50º aniversário do Mosteiro Zen Morro da Vargem, no dia 31 de agosto, a partir das 16 horas, na Praça Torii – Grande Buda de Ibiraçu, será celebrado o Jubileu de Ouro do Mosteiro Zen Morro da Vargem.

O evento contará com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), com a participação da cantora lírica japonesa Eiko Senda e da Orquestra Jovem Vale Música (Instituto Vale); exposição de Hinayama Matsuri – um histórico festival de bonecas japonesas que remonta ao período Edo (1603-1868), e simboliza a proteção ambiental, trazida diretamente do Japão, pela comitiva da cidade de Aya, da província de Miyazaki; exposição de ikebana – a milenar arte de arranjos florais, organizada pela Academia Brasileira de Ikebana Sanguetsu; além de exposições e apresentações culturais conduzidas pela Associação Nikkei de Vitória.

“Esta é a celebração de um dia histórico para o budismo na América Latina. O primeiro inaugurado na América Latina, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, além de desempenhar um importante papel na preservação das tradições budistas, é um local que atrai turistas de todo o Brasil e do mundo por conta de seu paisagismo e beleza”, ressaltou o abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem, Daiju Bitti.

Outro destaque do mosteiro, segundo o abade, é o incentivo ao respeito intercultural, “pois traz um contato singular com a natureza e suas atividades educacionais e ambientais, abrigando diálogos de convivência entre indivíduos e comunidades”. “Um lugar bem especial no Espírito Santo, que merece ser celebrado”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

O evento, que será aberto ao público e gratuito, acontece em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), a Prefeitura de Ibiraçu, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), o Serviço Social do Comércio no Espírito Santo (Sesc), o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, a Prefeitura de Aya (Província de Miyazaki, Japão), a Academia Brasileira de Ikebana Sanguetsu e a Associação Nikkei de Vitória.

 

Programação completa:

 

ATIVIDADE LOCAL HORÁRIO
Oficina de Origami 1

Associação Nikkei de Vitória

Templo do Grande Buda 10h30
Oficina de Origami 2

Associação Nikkei de Vitória

Templo do Grande Buda 13h
Oficina de Origami 3

Associação Nikkei de Vitória

Templo do Grande Buda 14h15
Apresentação de Taiko

Associação Nikkei de Vitória

Tenda Principal 15h30
Solenidade

Autoridades e representantes

Palco 16h
Apresentações Musicais

Orquesta Sinfônica do Espírito Santo com participação da cantora Eiko Senda e Orquestra Jovem Vale Música

Palco 16h30
Exposição Hinayama Matsuri

Prefeitura de Aya, Miyazaki, Japão

Tenda Hinayama Todo o dia
Exposição de Ikebana

Academia Brasileira de Ikebana Sangetsu

Tenda Sangetsu Todo o dia
Exposição de Bonsais e Sumi-ê

Associação Nikkei de Vitória

Templo do Grande Buda