Obras Avançam com Novas Áreas de Eventos e Banheiros.
Espaço histórico e símbolo da cultura de Vila Velha, o Parque da Prainha, de 42,5 mil metros quadrados, passa por uma grande reforma e requalificação para potencializar ainda mais o local, frequentado por moradores e turistas. As melhorias de infraestrutura incluem a construção de espaço para apresentações de eventos, banheiros, área gastronômica, com 852,11m², parquinho para crianças (381,90m²), local destinado aos animais de estimação (420,60m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, entre outros atrativos.
A obra, tocada em parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, teve início em 19 de abril deste ano. O investimento é de R$ 12,7 milhões. Para acompanhar a execução das obras, nesta quarta-feira (27), o prefeito Arnaldinho Borgo, secretários do município, vereadores, lideranças comunitárias e professores e estudantes da Escola Estadual Godofredo Schneider visitaram o Parque da Prainha, na iniciativa chamada de Café na Obra.
O prefeito lembrou que, quando assumiu, em janeiro de 2021, o local estava abandonado e era usado para prática de atos ilícitos como consumo e tráfico de drogas. Foram feitas intervenções no espaço e devolvido às famílias, porém surgiu a necessidade de fazer melhorias no parque com uma nova concepção do espaço, resgatando e preservando a história e a cultura do local.
Berço capixaba
“O orgulho de ser capixaba nasceu nesse local. Esse é o Parque da Prainha, mas, virou o Parque das Famílias da nossa cidade e será o Parque do Espírito Santo. Todos terão a oportunidade de utilizar, com dignidade. Estamos falando de requalificação completa e bem estruturada. Será um espaço para eventos, mas acima de tudo será referência turística, cultural, histórica e nós vamos preservar”, destacou Arnaldinho.
Moradora da Prainha há 52 anos, Cristiani Pitanga Malta também reforçou a importância da requalificação do espaço.
“É resgatar a verdadeira história do Espírito Santo e não só do povo canela-verde. Esse espaço será mais humanizado, atendendo os padrões da comunidade. Fico muito feliz”, comemorou a moradora.
Roberto Abreu, morador da Prainha há 63 anos, tem na memória todas as transformações que o local vivenciou ao longo de mais de três décadas. Para ele, é fundamental garantir a preservação das melhorias, após a entrega da obra.
“Essa era uma das únicas áreas de lazer que Vila Velha tinha. O desafio é preservar. Logo após a inauguração, em 1989, o local foi depredado. Agora é uma esperança de mudança”, afirmou Roberto.
Moradores de bairros vizinhos também estão empolgados com a obra. Afinal, como disse o prefeito, o local virou ponto de encontro das famílias.
“Aqui vai ficar excelente. A Prefeitura de Vila Velha está de parabéns por essa obra”, disse Lawrence Nascimento Queiroz, morador de Jaburuna.
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, informou que o projeto de requalificação da Prainha foi o “mais desafiador” elaborado pela equipe desde o começo da gestão.
“O Espírito Santo começou por aqui e a gente não se apropriava disso. Os canelas-verdes não tinham orgulho de falar que eram de Vila Velha, que o Espírito Santo começou por aqui. Hoje a gente vem resgatando a nossa história e preservando a memória que existe aqui na Prainha. Foi construído um projeto pensando nesse resgate cultural e na parte de lazer das crianças. O projeto valoriza as belezas naturais, a nossa orla”, explicou.
Orla
A orla do Parque da Prainha será totalmente reformulada para ser uma área de estar com mais segurança e iluminação. Já em relação às melhorias no paisagismo, serão plantadas palmeiras-imperais no eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e próximo à fonte interativa, além de treze ipês amarelos dispostos próximos à Rua Antônio Ferreira de Queiroz, à orla e ao mercado de peixe.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior, após a inauguração das melhorias, o Parque da Prainha vai reforçar o potencial turístico de Vila Velha, que já figura na cidade mais visitada do Estado.
“Quando estiver pronto, teremos um parque maravilhoso, não só para a população de Vila Velha, mas para toda a Região Metropolitana”, avaliou o secretário.
Estudantes
Os professores e estudantes da Escola Estadual Godofredo Schneider, que fica na Prainha, costumam utilizar o local para atividades educacionais e aguardam a inauguração com ansiedade. E, durante a visita à obra, eles aproveitaram para chamar a atenção para a prevenção ao suicídio, uma ação do Setembro Amarelo. Ao final da visita, os estudantes e o prefeito coloram cartazes de alerta no tapume da obra.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui