Neste sábado (21) triagem para castração gratuita de cadelas e gatas em São Conrado

Neste sábado (21) triagem para castração gratuita de cadelas e gatas em São Conrado

O Bem-Estar Animal de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará triagem para castração de fêmeas de caninos e felinos como parte do evento SuperAção, marcado para este sábado (21) das 8h às 14 horas na praça de Esportes, rua F, em São Conrado, na região 5.

As vagas oferecidas fazem parte do Programa Operacional de Controle Animal (POCA) para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). As senhas serão distribuídas das 8h às 9h.

A triagem para castração atenderá interessados dos bairros que compõem a Região 5, incluindo Barra do Jucu, Balneário Ponta da Fruta, Barramares, Cidade da Barra, Interlagos, Jabaeté, João Goulart, Morada da Barra, Morada do Sol, Morro da Lagoa, Normília da Cunha, Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta, Praia dos Recifes, Riviera da Barra, Santa Paula I, Santa Paula II, São Conrado, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Vinte e Três de Maio.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, destacou a importância da castração dos animais para a cidade, visando a redução do abandono nas ruas, a prevenção de doenças e o controle populacional.

Os critérios para participar do POCA incluem:

Pessoas físicas do CadÚnico com renda familiar de até três salários mínimos, que cuidam de cães e gatos;

Protetores de animais independentes, com mais de três cães e/ou gatos, desde que cumpram requisitos do Edital 002/2022;

Abrigos de Animais ou Lar Temporário de Animais localizados em Vila Velha, seguindo os requisitos do Edital 002/2022;

ONGs que promovem o bem-estar animal em Vila Velha, cumprindo os requisitos do Edital 002/2022.

O acesso ao CadÚnico pode ser feito via aplicativo Cadastro Único ou no site Meu CadÚnico, além de ser possível se cadastrar no CRAS mais próximo.

O POCA, regido pela lei nº 6.385/2020 e pelo decreto nº 477/2021, envolve uma avaliação médica dos animais inscritos, que serão classificados como aptos ou inaptos à castração. Animais aptos serão encaminhados a cirurgias realizadas por médicos veterinários em clínicas credenciadas no programa, enquanto os inaptos receberão tratamento apropriado antes de nova avaliação para castração.