Natal de Encantos: Catedral Metropolitana brilha com projeções natalinas e as paisagens de Vitória

Natal de Encantos: Catedral Metropolitana brilha com projeções natalinas e as paisagens de Vitória

Numa época de alegria, confraternização e celebração, que tal se inspirar ao observar temas natalinos e as belezas que a capital do Espírito Santo oferece? Os moradores, visitantes e turistas podem contemplar esses encantos nas projeções que serão feitas, a partir da noite desta sexta-feira (13), nas fachadas da Catedral Metropolitana de Vitória.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), promoverá o evento, das 19h às 21h30, sempre às sextas-feiras e aos sábados e domingos.

Haverá intervalo de 30 minutos entre as apresentações, totalizando seis por dia. Cada sessão terá tempo mínimo de seis minutos. O videomapping apresenta belíssimas imagens, como de árvore de Natal, a Anunciação, anjos, o nascimento de Jesus, os Reis Magos, entre outros temas.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que projeção na Catedral já se tornou um atrativo pela dimensão e significado. Segundo ele, o Natal de vitória tem atraído, ano após ano, cada vez mais turistas, que se surpreendem com o brilho das luzes por toda a cidade. “Uma emoção poder inaugurar esse espetáculo que são as projeções na fachada da catedral que se transforma num telão. É de arrepiar, e nossa expectativa é que todos venham se encantar, passear no Centro e depois divulgar para os conhecidos”.

“Será emocionante. Também tivemos a ideia de projetar as belezas de nossa Vitória que são inúmeras. O videomapping é uma técnica que consiste em projeções de vídeo em superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões ou fachadas de edifícios e estruturas que são patrimônio da cidade. Todos estão convidados, e desejamos que milhares de pessoas prestigiem”, disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

Três dimensões

Por meio da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados. Virtualmente, a partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar imagens específicas à superfície do objeto escolhido.

No mapeamento arquitetônico, há uma reconstrução do espaço real existente, por meio da adição de espaço virtual. Com a técnica, os artistas podem criar dimensões extra, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. São criadas narrativas audiovisuais por meio da interação do vídeo com o áudio.

Segundo Alex Mariano, no Natal da Catedral, essa técnica será apresentada nas linhas da arquitetura da Igreja com uma abertura apresentando os muitos belíssimos lugares de nossa capital.

“Os destaques serão as referências ao verdadeiro sentido do Natal, como o abraço, o reencontro, o sorriso, o amor, o perdão, a partilha e a renovação, tudo respeitando as linhas e traços da nossa bela Catedral”, afirmou o secretário.