Marco na Saúde Infantil: Pronto Atendimento retorna à Praia do Suá, em Vitória, com um ano de atendimentos

Marco na Saúde Infantil: Pronto Atendimento retorna à Praia do Suá, em Vitória, com um ano de atendimentos

O retorno do serviço de urgência e emergência infantil para o Pronto Atendimento (PA) da Praia do Suá completa um ano, nesta terça-feira (1º). Durante esse período, foram realizados mais de 34 mil atendimentos para crianças e adolescentes, uma média de 91 atendimentos por dia.

O retorno do serviço ao local foi uma demanda da população do município e aconteceu após dois anos de funcionamento na Ilha de Santa Maria e em São Pedro.

Para receber as crianças no PA da Praia do Suá, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou diversas melhorias no setor infantil, que fica separado da área adulta, com o objetivo de garantir um espaço humanizado, acolhedor e seguro para os pacientes e suas famílias.

“A palavra que expressa esse um ano de funcionamento do atendimento infantil no Pronto Atendimento da Praia do Sua, é gratidão, especialmente pela sensibilidade da gestão em reorganizar o atendimento infantil para nossa população. Ver a felicidade e a segurança de uma mãe ou pai trazendo seu filho para atendimento, não tem preço. Saber que serão atendidos, saber que temos profissionais qualificados para atendimento, saber que podem contar com todos os profissionais que fazem do PA um serviço exemplar, fortalece e muito, nosso trabalho”, afirma o diretor do PA da Praia do Suá, Enrielton Chaves.

O local conta com sala de raio-X, sala de nebulização, sala de medicação, consultórios, sala de coleta de exames laboratoriais, recepção, sala de medicação, sala de repouso, isolamento e três leitos para observação.

A equipe é composta por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, farmacêutico, assistente de farmácia e auxiliar de laboratório, dentre outros profissionais necessários ao funcionamento 24 horas do PA.

Atendimentos de urgência

Os prontos atendimentos atendem preferencialmente casos de urgência e emergência de baixa complexidade, funcionando como um serviço de atendimento “porta aberta”, 24 horas, todos os dias.

Para organizar o fluxo dos pacientes, os PAs utilizam o protocolo de Classificação de Risco e priorizam aqueles pacientes que estão sob condições clínicas de maior risco e que necessitam de atendimento imediato.

No primeiro ano de retorno do serviço de atendimento infantil ao PA da Praia do Suá, foram realizados 34.116 atendimentos a crianças, sendo 80% deles considerados atendimentos pouco urgentes ou leves, ou seja, poderiam ser realizados em uma das 29 unidades básicas de saúde do município. Nesse período, 19,5% dos casos atendidos na área infantil do PA da Praia do Suá eram urgentes.

Fonte: Prefeitura de Vitória