Mais saúde e bem estar para as mulheres: Pazolini acompanha a realização de 200 mamografias neste sábado (08)

Mais saúde e bem estar para as mulheres: Pazolini acompanha a realização de 200 mamografias neste sábado (08)

Na manhã deste sábado (08), 200 mulheres tiveram acesso ao exame de mamografia, por meio da Prefeitura de Vitória. Essa ação faz parte do mutirão de mamografia, que integra um conjunto de aproximadamente 1,5 milhão de consultas e exames especializados contratados pela atual gestão municipal da capital. São cidadãs que aguardavam pela oportunidade de fazer o exame para detectar câncer de mama.

“Hoje estamos aqui promovendo saúde pública de qualidade. Vitória já tem a melhor saúde pública do Brasil, a saúde mais bem avaliada. Hoje o atendimento é rápido, com todo o carinho, com toda a atenção e com todo o acolhimento. Seguimos cuidando da vida de todos em nossa capital”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Vitória ampliou a oferta de mamografias. Atualmente, são ofertados 10.320 exames. Com o novo contrato, houve um aumento de 69,97% na oferta de mamografias, com 17.028 exames por ano. O valor do investimento é de R$ 750 mil.

“Uma equipe preparada esteve a postos para receber as pacientes e prestar todo o atendimento necessário”, disse a secretária Magda Lamborghini.

As mulheres atendidas neste sábado foram inseridas na lista de espera do posto de saúde das suas respectivas comunidades. Os contatos para a realização do exame foram feitos de acordo com a ordem da lista.

“Quando eu recebi a ligação, não acreditei. Algo que eu esperava para daqui a seis meses aconteceu mais rápido do que imaginei. Esse atendimento em um dia de sábado é ótimo, porque na correria da semana eu não tenho tempo. Às vezes, tem que faltar ao trabalho para tratar questões médicas, mas desta vez, não foi necessário”, disse a munícipe Elisa Lourenço.

Assim como Elisa, as munícipes Marlete Carvalho e Maria Rita puderam realizar o exame em um dia em que os compromissos diários não foram prejudicados. “Todo ano eu faço o exame, é importante estar em dia com a saúde, ainda mais nós mulheres. Eu acordei cedo, fiz o exame e fui liberada, simples e rápido. A escolha do dia foi fundamental, pois não precisei me ausentar do trabalho para estar aqui”, disse Maria Rita.