Maior controle da doença na Serra: Novo teste para detecção da esquistossomose pode fazer a diferença
Um novo e mais eficaz exame para o diagnóstico de esquistossomose passa, agora, a estar disponível pela rede municipal de saúde da Serra. A nova técnica é chamada Kato-Katz, considerada um exame “padrão-ouro”, tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para identificar a presença da doença em humanos.
Além de ser mais rápido e preciso em seus resultados, o novo exame traz a possibilidade de maior controle sobre a propagação da doença, por identificar o nível de infestação presente no paciente e, com isso, a sua capacidade de transmissão da doença.
Para ofertar amplamente o exame no município, a Serra destacou profissionais do seu Laboratório Central Municipal para treinamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde.
Durante quatro dias, as profissionais técnicas da Serra foram orientadas quanto à realização do procedimento, e receberam todo apoio necessário para isso.
O exame, feito a partir das fezes do paciente, é capaz de encontrar não apenas os ovos do Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, mas também de outros vermes, danosos ao organismo humano.
Disponível em toda a rede municipal desde o fim de maio, o exame faz parte de uma iniciativa preventiva no controle de casos da doença em todo o Estado.
Apesar do nível de contaminação proveniente da Serra ser muito baixo, a possibilidade de pacientes vindos de áreas com maior incidência da esquistossomose, deve ser observada.
Uma iniciativa de grande importância para o desenvolvimento da Saúde Pública de nosso município.
Fonte:PMS
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.