Instituto Marlin Azul e Som na Sexta recebem o catálogo da Exposição “Estéticas em Trânsito “

Instituto Marlin Azul e Som na Sexta recebem o catálogo da Exposição “Estéticas em Trânsito “

Na próxima sexta-feira, 5 de setembro, às 18h, o Instituto Marlin Azul (IMA), em Vitória, será palco de uma noite dedicada à música e às artes visuais. A 15ª edição do projeto Som na Sexta – IMA Musical apresentará ao público o recital do Quinteto 5 Linhas e, em paralelo, promoverá o lançamento do catálogo digital da exposição Estéticas em Trânsito. A programação gratuita promete reunir diferentes expressões culturais em um mesmo espaço, celebrando a produção contemporânea capixaba.

Catálogo Estéticas em Trânsito

Antes da apresentação musical, o público poderá acompanhar o lançamento do e-book Estéticas em Trânsito, organizado por Luciano Tasso e João Cóser. A publicação consolida o registro da exposição realizada entre abril e maio na Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com curadoria de Michele Medina e João Cóser.

A mostra reuniu trabalhos de 21 artistas contemporâneos e integrou a programação do 11º Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes), também conhecido como Colartes. Criado em 2014, o evento acadêmico tem se firmado como um espaço de visibilidade para pesquisas, estudos e produções artísticas e bibliográficas desenvolvidas por discentes vinculados aos projetos do programa.

Este ano, o Colartes propôs a reflexão “Brasilidades: Raízes Culturais e Caminhos para o Futuro”, discutindo a pluralidade cultural brasileira, a alteridade e o respeito às diferenças. O catálogo digital, portanto, não apenas registra uma exposição, mas fortalece a memória cultural e amplia a circulação de ideias e poéticas visuais no Espírito Santo.

Quinteto 5 Linhas: tradição e contemporaneidade nos sopros

O destaque musical da noite será o recital do Quinteto 5 Linhas, grupo formado por instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES): Danilo Klem (flauta), Jonathan Yoshikawa (oboé), Guilherme Catão (trompa), Deyvisson Vasconcelos (fagote) e Cristiano Costa (clarineta).

O conjunto tem como missão difundir a música de câmara em sua formação tradicional para quinteto de sopros, transitando entre o repertório clássico e arranjos de compositores brasileiros. Para esta apresentação, preparou um programa que contempla obras de Heitor Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Radamés Gnattali, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Benedito Lacerda.

Trajetórias dos músicos

– Jonathan Yoshikawa (oboé) é natural do Rio de Janeiro e formou-se na UNIRIO. Atuou em importantes orquestras, como a Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de ter integrado a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Atualmente, é oboísta da OSES.
– Guilherme Catão (trompa), de Guarulhos (SP), iniciou seus estudos no projeto Guri Santa Marcelina e passou pela EMESP – Tom Jobim. Com experiência em festivais como Campos do Jordão e Pelotas, foi aprovado em várias orquestras jovens paulistas e hoje integra a OSES.
– Danilo Klem (flauta) começou na música aos sete anos, no Rio de Janeiro. Bacharel pela UFRJ, estudou com Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira. Atuou em orquestras e bandas no Rio e hoje é flautista e piccolista da OSES.
– Cristiano Costa (clarineta) é natural de Niterói e também formado pela UNIRIO. Foi vencedor de concursos nacionais e sul-americanos e apresentou-se em Nova Iorque. É primeiro clarinetista da OSES, maestro da Banda Jovem Centro e integrante da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira.
– Deyvisson Vasconcelos (fagote) é bacharel pela UNIRIO e pós-graduado em Educação Musical. Já foi solista em diversas ocasiões com a OSES, interpretando obras de Villa-Lobos e Vivaldi. Atualmente, é chefe de naipe da orquestra e professor do Programa Música na Rede e do Projeto Vale Música.

O projeto Som na Sexta

O Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. O objetivo é aproximar a música da comunidade por meio de encontros informais realizados sempre na primeira sexta-feira de cada mês. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache, com coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa.

Desde sua estreia em março de 2024, o projeto já recebeu pianistas como Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Beatriz Rocha e Regina Lengruber, cantores líricos como Carlos Kelert e Luana Shaeffer, além de instrumentistas como o alaudista José Eduardo Costa Silva e o violoncelista Daniel Enache. O repertório tem contemplado compositores locais, nacionais e internacionais, reafirmando o compromisso do projeto com a diversidade musical.

O Instituto Marlin Azul

Criado em 1999, o Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura, da arte e da educação. Com 26 anos de atuação, desenvolveu projetos de alcance nacional como Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Sempre em diálogo com diferentes públicos, o IMA busca democratizar o acesso à produção cultural e valorizar tradições populares.

O Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES

O PPGA/Ufes oferece mestrado desde 2006 e doutorado desde 2024, estruturando-se em duas linhas de pesquisa: Interartes e Novas Mídias e Teorias e Processos Artístico-Culturais. Em quase duas décadas, já formou 252 mestres e hoje conta com 61 alunos matriculados, entre mestrado e doutorado. Sua atuação se articula em torno da formação acadêmica de excelência e da produção de conhecimento no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes.

Serviço

Som na Sexta – IMA Musical
Data: 05 de setembro de 2025
Horário: 18h
Local: Instituto Marlin Azul – Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, Jardim da Penha – Vitória (ES). CEP: 29.060-720
Atrações: Recital do Quinteto 5 Linhas e lançamento do catálogo Estéticas em Trânsito
Entrada: Gratuita

Mais informações:
Telefone: (27) 3327-5009 | (27) 99872-3521
E-mail: [email protected]
Site: www.institutomarlinazul.org.br
Redes sociais: @institutomarlinazul

Catálogo

O catálogo digital da mostra Estéticas em Trânsito representa um marco fundamental na preservação e difusão dessa experiência coletiva, reunindo em formato editorial as obras, artistas e reflexões que deram corpo à exposição. Mais do que um registro, ele se torna um espaço de memória e diálogo, permitindo que a mostra continue a reverberar para além do tempo e do espaço da galeria. A publicação garante que as práticas artísticas apresentadas alcancem novos públicos e se tornem fonte de pesquisa e inspiração para futuras gerações.
O catálogo reúne não apenas as imagens das obras apresentadas na Galeria de Arte e Pesquisa/UFES, mas também textos dos artistas participantes, além das contribuições da coordenadora da galeria, da diretoria do Centro de Artes e dos coordenadores do PPGA/UFES, juntamente com o texto curatorial e a seção dedicada à arte-educação. Essa multiplicidade de vozes enriquece a compreensão da mostra e consolida a publicação como um importante instrumento de memória, crítica e pesquisa.
A parceria com o Instituto Marlin Azul (IMA) nesse lançamento reforça a importância da circulação cultural em nosso estado. O IMA, com sua trajetória consolidada no incentivo às artes, nos acolhe e amplia a potência do projeto, oferecendo não apenas o espaço físico, mas também a credibilidade de uma instituição que conecta diferentes linguagens e comunidades.
Além disso, a parceria se expande para o projeto Som na Sexta, que já acontece no IMA como um espaço de escuta, música e conversa sobre cultura. Essa convergência amplia o sentido do lançamento, aproximando as artes visuais das práticas musicais e das trocas culturais que o Som na Sexta promove de forma contínua. Trata-se de um gesto de encontro e transversalidade entre linguagens, fortalecendo a ideia de que a arte se constrói no diálogo vivo com o público.

Curador, artista e organizador do catálogo João Cóser 

Em abril de 2025, tivemos a abertura da exposição Estéticas em Trânsito, realizada na Galeria de Artes e Pesquisa, onde foram reunidas as principais produções artísticas e poéticas de alunos e pesquisadores que fazem ou fizeram parte do Programa de Pós Graduação em Artes da UFES-ES. Os trabalhos refletem a efetivação do aprendizado técnico e conceitual adquirido ao longo dos cursos, juntamente com as inclinações pessoais de cada artista em suas pesquisas e temas de interesse. A exposição, no entanto, nasce em conjunto com o XI Colóquio de Arte e Pesquisa, o COLARTES – evento realizado anualmente pelos alunos do PPGA, que nesta edição propôs o tema Brasilidades: raízes culturais e caminhos para o futuro – um assunto de importância urgente ante o panorama social fragmentado que vivemos. Neste contexto, nomes de peso como o líder indígena e ambientalista Ailton Krenak, e o antropólogo Néstor Canclini emergem do universo filosófico-ativista e instigam questões sobre a pós-modernidade, inspiramo o meio acadêmico a refletir sobre o tema das urgências sociais e a que se manifestem por meio de produções literárias e das formas de expressividade artística contemporânea. Como resultado tangível dos esforços do Colóquio, tivemos mais de quarenta trabalhos inscritos entre artigos e resumos; a participação de palestrantes de outras Universidades e de artistas internacionais; vinte e duas obras expostas na Galeria; espetáculos musicais e projetos educativos para as escolas e para a sociedade em geral. São ações que não apenas promovem o enriquecimento dos saberes e o registro do pensamento teórico e prático relacionado aos estudos no campo das Artes, mas também perpetuam a atual produção artística do Estado do Espírito Santo, e colaboram para a construção de um pensamento que pretende, se não responder, instigar questões acerca dos caminhos que queremos seguir no futuro. Os artigos e resumos poderão ser consultados nos Anais do XI COLARTES, enquanto as pinturas, colagens, esculturas, vídeos, fotos e projetos interativos, que participaram da exposição, se materializam no Catálogo virtual que será lançado nesta próxima sexta-feira, dia cinco de setembro, na cidade de Vitória. E que lugar mais apropriado para o lançamento deste importante registro senão o Instituto Marlin Azul? Um espaço que desde sua origem preocupa-se em valorizar, formar, produzir e difundir as produções artísticas, preservar nosso patrimônio cultural e as raízes que nos tornam brasileiros? Como Coordenador Geral do XI COLARTES e editor, em parceria com João Cóser, do Catálogo Estéticas em Trânsito, que está sendo publicado pela editora Rizoma-Escrita, agradeço ao IMA e convido a todos para fruirem a estética dos trabalhos, para refletirem sobre os conceitos que trazem e para que se perguntem de que forma eles nos emocionam, nos transformam enquanto pessoas e nos fazem entender como sociedade.

Artista e organizador do catálogo, Luciano Tasso

Como curadora da exposição Estéticas em Trânsito, considero muito significativo que o lançamento do catálogo digital aconteça no Instituto Marlim Azul, em parceria com o PPGA da UFES e no contexto do Som na Sexta. Esse evento, que já aproxima a universidade do grande público por meio da música, torna-se também um espaço de diálogo entre artes visuais, pesquisa acadêmica e comunidade. Essa união cria um campo fértil em que as produções do_ PPGA_ não ficam restritas à universidade, mas se expandem para novos olhares e sensibilidades. Esse movimento de expansão não apenas difunde as investigações estéticas e experimentações realizadas no programa, mas também potencializa debates urgentes e necessários, reafirmando o papel da arte como lugar de encontro, reflexão e transformação coletiva. Para mim, é uma oportunidade de reafirmar que a arte não apenas documenta e investiga, mas também cria encontros e provoca diálogos que nos transformam. Esse catálogo é, portanto, mais do que um registro: é uma forma de partilha e de abertura, em que cada leitor e espectador pode se tornar parte dessa experiência em movimento.

Curadora da exposição, Michelle Medina

 

Obras

Alegria Falconi

 

Amanda Amaral

 

Ana Gonçallves

 

Deborah Amoreira

 

André Magnago

 

Coletivo Furtacor

 

Douglas Gomes Silva

 

Gabriel Guerra, Eduardo Borém e Natacha de Souza

 

Sarah Rodrigues Damiani e Paula Barbosa.

 

Geisa da Silva

 

Iasmim Dala

 

Inara Novaes

 

João Cóser

 

José Henrique Rodrigues

 

Jovani Dala

 

Lindomberto Ferreira Alves

 

Luciano Tasso

 

Marcelo Gandini

 

Romelho Contreiro

 

Rosely Kumm

 

Stela Maris Sanmartin

 

Vivian Siqueira