Fake news sobre protesto na inauguração do Contorno pelo Presidente Lula

Fake news sobre protesto na inauguração do Contorno pelo Presidente Lula

Polêmica de Protesto de Trabalhadores no Contorno Mestre Álvaro Gera Controvérsias e Dúvidas sobre sua Veracidade

Assista ao vídeo que circulou nas redes:

Na tarde desta sexta-feira, 15 de dezembro de 2023, uma polêmica surgiu nas redes sociais com a divulgação de um vídeo que supostamente mostrava trabalhadores da empresa Contractor protestando contra o não recebimento de rescisões contratuais referentes à obra do Contorno Mestre Álvaro, recém-inaugurado na Grande Vitória.

A equipe de jornalismo do Foco no ES  iniciou uma investigação minuciosa para esclarecer os fatos. A manifestação, que teria antecedido a inauguração, trouxe à tona informações contraditórias sobre os pagamentos e rescisões contratuais.

Ao conversar com Miguel, secretário de Administração e Finanças do Sintracost (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil) e presidente do Partido dos Trabalhadores da Serra, o Foco no ES obteve esclarecimentos cruciais. Miguel afirmou que o vídeo em circulação não é recente, sendo, na verdade, de funcionários de uma empresa terceirizada pela Contractor. Ele ressaltou que o protesto não está diretamente relacionado aos operários do Consórcio Contractor, mas sim a trabalhadores de uma empresa terceirizada pela executora da obra. Surpreendentemente, o vídeo é datado do início de 2022, lançando dúvidas sobre a atualidade da situação retratada.

“É importante esclarecer que este vídeo não representa a realidade dos trabalhadores da Contractor. Data de 2022 e envolve uma empresa terceirizada. A presença dos movimentos sociais e lideranças do PT na inauguração demonstra nosso apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Continuaremos buscando a verdade para garantir uma narrativa justa sobre essa situação.” Disse Miguel

A equipe de reportagem do Foco no ES também buscou mais informações sobre o conteúdo do vídeo e as alegações dos trabalhadores. Miguel, como representante sindical, destacou que várias empresas terceirizadas passaram pela obra, complicando ainda mais a identificação dos envolvidos na manifestação.

Assista ao vídeo do momento da Inauguração: 

Essa revelação lança uma nova luz sobre a situação, sugerindo a possibilidade de um mal-entendido ou confusão sobre o suposto protesto. No entanto, é importante destacar que, durante a investigação, foi descoberto que os trabalhadores que estavam reivindicando são da empresa Cenco Engenharia, que possui sede no Rio de Janeiro. A empresa Cenco foi embora, deixando os trabalhadores sem receber rescisão, e o sindicato interveio. A Eco 101 acabou pagando aos trabalhadores, não a Contractor.

Hoje, durante a investigação, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou no Aeroporto de Vitória, acompanhado do deputado federal Helder Salomão (PT), do senador Fabiano Contarato (PT) e do ministro dos Transportes, Renan Filho. A presença de autoridades políticas ressalta a importância do evento e da obra em questão.

O CNES tentou contato com a empresa Contractor para obter mais esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

O CNES se compromete a continuar acompanhando atentamente os desdobramentos dessa situação, buscando esclarecimentos tanto da empresa Contractor quanto dos trabalhadores envolvidos no suposto protesto. O objetivo é proporcionar uma cobertura jornalística precisa e equilibrada sobre este episódio que antecedeu a inauguração do Contorno Mestre Álvaro na Grande Vitória.