Guardas municipais de Vitória participam de formação para atuação em incidentes críticos

Guardas municipais de Vitória participam de formação para atuação em incidentes críticos
Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal de Vitória recebeu, nesta quinta-feira (12), o curso de “primeiro interventor”, ministrado pelo capitão da Polícia Militar Marcos Eduardo Teixeira. O curso, que aconteceu de 8h às 17h na Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória (Semsu), foi dividido em duas etapas: teórica e prática.

Em um primeiro momento, a capacitação dos guardas começou com uma palestra, ensinando diversos aspectos da atuação de um primeiro interventor em incidentes críticos, por exemplo ocorrências com refém e tentativa de suicídio. Modo de falar, métodos para manter a situação sob controle em diferentes situações e momento certo para agir foram alguns dos pontos principais abordados.

Guarda de Vitória recebe curso para atuação em incidentes críticos

No segundo momento, o conteúdo aprendido na parte teórica foi colocado em prática. O capitão propôs um desafio para os guardas, montando uma simulação com um cidadão sendo feito refém por homens com arma de fogo. Uma equipe para lidar com a situação foi montada, sendo apontado um interventor para conversar com os bandidos.

A partir deste momento, os guardas aplicaram os conhecimentos adquiridos durante toda a parte teórica, conduzindo as conversas com as estratégias adequadas e conseguindo a liberação do refém.

“Os incidentes críticos de alta são cenários que devem ser trabalhados em todas as forças, sendo imprescindível que os agentes saibam os conceitos básicos para segurança de todos. Com a capacitação, eles podem atuar com técnica e eficácia, sabendo lidar com esse tipo de evento e promovendo o melhor para a sociedade”, disse o capitão.

O secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, descreveu que a proximidade da Guarda de Vitória faz com que sejam os guardas os primeiros a chegar ao local de um incidente crítico. A recepção do curso é um movimento feito pela Guarda de Vitória para aprimorar o conhecimento de seus profissionais e torná-los aptos para lidar com as mais adversas situações enfrentadas pela população.