Governo do ES negocia instalação de nova fábrica da montadora chinesa GWM
As conversas já começaram entre o governo do Espírito Santo e a Great Wall Motors (GWM). A montadora chinesa, uma das maiores do mundo, iniciou tratativas com o Palácio Anchieta para instalar, em solo capixaba, sua segunda fábrica no Brasil.
A GWM já possui uma planta em Iracemápolis, no interior de São Paulo, adquirida da Mercedes-Benz. A expectativa é que essa unidade comece a operar ainda neste mês, mas a estratégia da gigante chinesa vai além: a ideia é abrir mais uma fábrica, estrategicamente próxima de uma estrutura logística que facilite a produção, distribuição e exportação de veículos.
Nesse cenário, o Norte do Espírito Santo desponta como forte candidato para receber o investimento, devido aos incentivos da Sudene e à futura entrega das estruturas do ParkLogBR/ES, que reforçam a competitividade logística da região.
O vice-governador Ricardo Ferraço confirmou que detalhes mais avançados do projeto serão apresentados pela montadora já na próxima visita técnica ao Estado, prevista para os dias 24 ou 25 deste mês. Embora ainda não exista uma definição oficial de valores, estima-se, de forma preliminar, que o investimento possa partir de R$ 700 milhões.
Potência automotiva chinesa
A Great Wall Motors é a maior empresa automotiva da China com capital 100% privado e está entre as líderes mundiais na fabricação de picapes médias, segmento em que ocupa o primeiro lugar na China há 24 anos, com mais de 50% de participação no mercado interno. A companhia opera em mais de 60 países, emprega cerca de 70 mil pessoas e mantém oito centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo mundo.
A instalação da nova fábrica no Espírito Santo reforçaria o setor automotivo capixaba, que já conta com a presença da Marcopolo, fabricante de ônibus com unidade em São Mateus. O projeto também fortalece a estratégia estadual de atração de indústrias de grande porte, geração de empregos qualificados e ampliação da base exportadora.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.



