Golpes da tinta, colchão e morangos: como se proteger da criatividade dos bandidos

Golpes da tinta, colchão e morangos: como se proteger da criatividade dos bandidos

Polícia Civil aponta que criminosos geralmente mudam apenas o produto oferecido, mas golpes oferecem mercadorias abaixo do preço para clonar o cartão a partir da máquina.

Golpe da tinta, da caixa de morango, do colchão… Os criminosos são criativos ao anunciar produtos para atrair vítimas, clonar dados de cartões e roubar dinheiro da conta bancária. Segundo o delegado Fabiano Alves, da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa), na maioria das vezes, para esse tipo de golpe, os suspeitos miram vítimas idosas. Mas existem outras estratégias. Conheça algumas nessa reportagem e se proteja.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), não é possível diferenciar em dados os tipos de golpe que são aplicados diariamente nas vítimas. São muitas variações: golpes do pix, de sites e propagandas falsos, dentre outros. Todos eles representam casos de estelionato (fraude).

De janeiro a maio de 2024 foi identificado um aumento de 8% em casos de estelionato no ES, sendo 18.071 este ano, contra 16.730 no mesmo período no ano passado.

Estelionato (fraude)

2023 (janeiro a maio) 2024 (janeiro a maio)
16.730 18.071