Folia vai virar emprego: ES deve abrir 10 mil vagas temporárias no Carnaval
O Carnaval de 2026 promete aquecer a economia do Espírito Santo e abrir cerca de 10 mil vagas de emprego temporárias em diferentes setores, principalmente em bares, restaurantes, turismo, comércio e serviços.
Com o aumento do fluxo de turistas e do consumo durante o feriado, empresários do setor de alimentação fora do lar projetam crescimento de aproximadamente 10% no faturamento no período. A expectativa é confirmada por pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que aponta que 72% dos estabelecimentos devem abrir durante a folia e 73% desses esperam aumento nas receitas.
Além do impacto direto no faturamento, o período deve impulsionar contratações temporárias para atender a demanda extra de clientes. Para o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares/Abrasel ES), Rodrigo Vervloet, o Carnaval é estratégico para o setor.
“O Carnaval é um dos períodos mais importantes do ano para bares e restaurantes. É quando muitos estabelecimentos conseguem recuperar investimentos, reforçar o caixa e gerar oportunidades de emprego temporário. O público está mais disposto a consumir, principalmente nas cidades turísticas”, destacou.
O cenário positivo no Espírito Santo acompanha a tendência nacional. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval de 2026 deve movimentar R$ 14,48 bilhões no Brasil, um crescimento de 3,8% em relação ao ano passado, alcançando o maior valor desde o início da série histórica, em 2013.
271

Jornalista e corretora ortográfica. Atua na revisão, padronização e produção de conteúdo jornalístico, com experiência em rede de notícias e assessoria de imprensa, assegurando clareza, precisão e credibilidade da informação.




