Festa Junina anima abrigo para pessoas em situação de rua
O clima das festas juninas tomou conta do Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em situação de rua do município de Vitória – Abrigo I. Com direito a ornamentação, mesa farta de produtos típicos dessa época do ano e muita música, a festa levou animação para os usuários do espaços.
Uma das mais animadas era F. G. M. A., de 51 anos, que disse ser “festeira de carteirinha”. “Adoro dançar quadrilha e a do Abrigo foi a melhor que já participei. Fiz questão de ajudar desde a montagem do arraial até o encerramento. Além de ocupar a mente, nos dá obrigações para fazer, responsabilidade, deixa a mente mais leve. Foi um evento top das galáxias”, comentou F. . Ela fez questão de ressaltar um dos momentos mais divertidos e descontraídos da festa: “quando o coordenador do espaço Rodrigo Trindade entrou na dança. Tem gente que acha ele muito sério e vê-lo de divertindo junto com a gente foi muito legal”, contou.
Para D. M. R. 44 anos, a organização foi perfeita e refletiu todo o amor e a dedicação dos profissionais. “Me sinto muito acolhido aqui. E a festa foi preparada com excelência pela equipe do abrigo. Teve de tudo que uma festa junina deve ter, da quadrilha às comidas”, comentou.
Outra usuária do Abrigo, I, G. P., de 26 anos, contou que a festa a fez se sentir e divertir como uma criança. “Foi muito bom. Ainda mais por poder aproveitar esse momento com meu filho”, disse ela. Ela está no abrigo junto com o filho de um ano e oito meses.
Para o coordenador do Abrigo, Rodrigo Trindade, são momentos como esses que potencializam os vínculos com os familiares, equipe multidisciplinar do Abrigo I, rede socioassistencial e comunidade. “As pessoas se sentem integradas novamente à comunidade. Participar da festividade como o Arraiá do Abrigo I, comemorar, isso é muito importante, restaura a alegria e acaba impactando na esperança de poder agarrar as oportunidades que temos oferecido através da jornada pedagógica do Abrigo e a adesão aos encaminhamentos integrados a rede socioassistencial do Município de Vitória, possibilitando a superação da situação de rua e retornando a sociedade protagonizando suas novas trajetórias de vida.
Para a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, momentos de integração são essenciais, a festa junina cria boas memórias, relembra momentos vividos em outras fases da vida.
“Na política de assistência social trabalhamos para que as pessoas em situação de rua possam superar essa condição, e sabemos que isso é um processo complexo e único para cada pessoa. A festa integra os usuários e a equipe e cria vínculos essenciais para nosso trabalho”, destacou Cintya.
Abrigo I
O espaço atende a 50 pessoas, sendo adultos de ambos os sexos e famílias em situação de rua no município de Vitória, e situação de vulnerabilidade e risco social, pessoal e provisório, a fim de dar suporte para a superação da condição de rua, para a reconstrução de vínculos sociais e familiares e para o fortalecimento da autonomia dentro de um processo de inclusão proposto pela Política Nacional de Assistência Social.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.