Famílias da capital se reúnem para um Piquenique no Parque Botânico da Vale

Famílias da capital se reúnem para um Piquenique no Parque Botânico da Vale

Um piquenique no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, uniu famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Consolação, para celebrar o mês das crianças. Ao redor da tradicional toalha quadriculada, o grupo pode bater papo sobre a importância da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e a oportunidade de fortalecer vínculos, estreitar os laços entre as famílias e exercer o direito à cidade.

A ação foi resultado da junção dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Enquanto a equipe Suas acertava os detalhes da atividade intitulada “Conhecendo, explorando e ocupando a Grande Vitória”, os trabalhadores do Sisan apoiaram o trabalho do Cras, por meio da parceria com o Banco de Alimentos Herbert de Souza, destinando 80 quilos de frutas para a realização de um piquenique.

As frutas são oriundas do trabalho de captação de alimentos e combate ao desperdício, realizado pela equipe de segurança alimentar e nutricional da Secretaria de Assistência Social (Semas) Além das frutas que foram consumidas durante o piquenique, cada família teve a oportunidade de levar um kit com aproximadamente 3 kg para consumir em casa.

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, disse que esta parceria entre o Banco de Alimentos Herbert de Souza e o Cras é fundamental para garantir a qualidade das intervenções e fortalecer o processo de construção de autonomia das famílias atendidas. “Essa ação conjunta é apenas uma das formas de se trabalhar o Direito Humano à Alimentação Adequada. Se o acesso aos alimentos não for garantido aos cidadãos, todas as pessoas têm o direito de exigir e precisam saber que têm esse direito”, ressalta a gerente.

Para a assistente social do Cras Território Consolação, Larissa Ramos Gomes, é gratificante oportunizar às famílias acompanhadas a vivência, na prática, de seus direitos de convivência, de acesso aos diferentes locais da cidade. “Realizar a atividade em parceria com outros serviços públicos, nesse caso, o Banco de Alimentos Herbert de Souza, fortalece a atuação intersetorial e o trabalho em rede”, destacou Larissa.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, enfatizou que o ponto forte dos servidores da secretaria é que todos tem a real consciência do seu papel e a sua importância nesse trabalho social com as famílias. “A Assistência Social atua em duas frentes, tem duas políticas indissociáveis: a política pública da Assistência Social e a da Segurança Alimentar e Nutricional. E a Assistência Social sozinha não dá conta de tudo. Sozinhas fazemos muito, mas juntos vamos além. Precisamos do apoio e respaldo de todas as outras políticas”, frisou a secretária.

Fonte: PMV