Expansão Educacional: ES Contará com Novo Polo do Ifes até 2026
O Espírito Santo será contemplado com um dos 100 novos Institutos Federais (Ifes) anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (12). A iniciativa, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é para fomentar o ensino técnico no país.
Atualmente o Estado já conta com 21 unidades, distribuídas nos municípios de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
O novo polo ficará sediado no município de Muniz Freire, situado no sul capixaba. Assim como as demais 99 unidades, o novo Ifes será inaugurado até 2026.
Em coletiva de imprensa sobre inauguração do projeto, o Ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou os avanços do setor que, neste ano, atingiu o marco de um milhão de matrículas em escolas de Tempo Integral.
O ministro ressaltou que o objetivo do governo com a inauguração das unidades é mudar o imaginário de alunos sobre os estudos, tornando a escola um local mais atrativo. “Temos um desafio enorme pela frente pois queremos uma escola que seja acolhedora e com oportunidades, assim como os Institutos Federais, que são umas das mais exitosas políticas educacionais do Brasil”.
Distribuição dos demais Ifes
- Norte: 12 campi
- Nordeste: 38 campi
- Centro-Oeste: 10 campi
- Sudeste: 27 campi
- Sul: 13 campi
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.